Como contratar bons profissionais freelancers

A ideia de falar sobre como contratar bons profissionais freelancers surgiu dos comentários e sugestões da galera que me segue nas redes sociais.

E esse é um tema muito próximo da realidade de quem quer abrir seu próprio negócio usando a internet.

Trabalhar com marketing digital não é um trabalho fácil, tem muita coisa para ser feita.
Trabalhar com marketing digital não é um trabalho fácil, tem muita coisa para ser feita.

O marketing digital é para muitos um trabalho em equipe de uma única pessoa, mas não precisa ser sempre assim.

No começo, quando tudo é um pouco incerto e não tem dinheiro para investir, mas sobra força para fazer o trabalho e vontade de fazer dar certo.

Você tem que saber de tudo um pouco, fazer tudo que tiver que ser feito.

Eu brinco que sempre fui o “Severino” das empresas que trabalhei e trouxe isso para o meu negócio online.

E ainda faço! A maior parte das atividades do meu negócio são planejados e executados por mim.

Mas para que você possa produzir intelectualmente e até crescer seu negócio você também precisa delegar funções.

E é nesse ponto que contratar bons profissionais freelancers se faz necessário e faz toda diferença.

Como eu faço para contratar bons profissionais freelancers.

Mão de obra qualificada é sempre complicado para qualquer negócio e não é diferente em um empreendimento online.

1 – Tenha o trabalho definido

Para contratar bons profissionais freelancers, a primeira coisa que eu faço, e que acredito que você deva fazer é ter bem definido o que você precisa.

O que você quer ao contratar freelancers? Pois, ao se responder essa pergunta, você será capaz de transmitir a mensagem, descrevendo claramente qual o trabalho que você oferece e como ele deve ser realizado.

Dessa forma você poupa tempo, filtrando na descrição da vaga possíveis curiosos e atraindo pessoas qualificadas para fazer a tarefa.

2 – Saiba quanto pode gastar

Como dizia minha avó, só penduro o meu chapéu onde meu braço alcança.

Isso quer dizer que você tem que saber exatamente qual é o valor, qual o orçamento que você dispõe para o seu projeto.

Para contratar bons profissionais freelancers precisa de um investimento e você precisa ter claro quanto pode pagar pelo serviço.
Para contratar bons profissionais freelancers precisa de um investimento e você precisa ter claro quanto pode pagar pelo serviço.

Porque não adianta nada você exigir um profissional nível cinematográfico se você tem um orçamento pequeno e não teria dinheiro para pagar.

Sabendo qual é o valor que você dispõe para um determinado projeto pode te ajudar a fazer uma pré-seleção dos profissionais que você vai avaliar.

3 – Saiba onde procurar bons freelancers

Para encontrar e poder contratar bons profissionais freelancers você precisa ir onde eles estão. Defina os locais onde você vai buscar freelancers bons.

Eu costumo primeiramente pedir indicações de pessoas conhecidas, nas quais eu já confio, porque o boca a boca sempre é a melhor forma de divulgação.

Encontrar um bom profissional freelancer pode ser algo muito complicado, por isso saber onde procurar por eles irá ajudar muito no processo.
Encontrar um bom profissional freelancer pode ser algo muito complicado, por isso saber onde procurar por eles irá ajudar muito no processo.

Você nunca vai recomendar alguém para um amigo seu que não seja um bom profissional, pois não vai querer sujar o seu nome, não é?

Dessa forma também funciona para o seu negócio online.

Se você tem amigos que trabalham na mesma área que você ou que utilizam o mesmo tipo de prestação de serviço, vale a pena perguntar se ele tem alguém para te indicar.

Outra forma que você tem também para contratar bons profissionais freelancers é utilizando plataformas confiáveis.

Eu sempre procuro no Workana e 99freelas que são plataformas super confiáveis para conseguir bons freelancers.

Além disso, você pode procurar em grupos que você participa no Facebook ou WhatsApp e que são relacionados ao tipo de trabalho que você quer contratar.

4 – Descrição detalhada da vaga

Fazer uma descrição detalhada facilitará muito o processo de contratar bons profissionais freelancers.

Quanto mais clara for sua descrição da vaga, mais fácil será encontrar o profissional com o perfil que você procura.
Quanto mais clara for sua descrição da vaga, mais fácil será encontrar o profissional com o perfil que você procura.

Entenda que se você precisar, por exemplo, de um profissional para edição de vídeo, se você descrever apenas “precisa-se de profissional para edição de vídeos, interessados entrarem em contato”, você corre o risco de receber milhares de e-mails aleatórios.

Certamente, muitos deles, completamente desalinhadas com o seu objetivo.

Que é diferente de você colocar a mesma chamada e informar, por exemplo, qual tipo de software deve ser usado ou dentre as atividades da edição quais são as prioridades como sincronizar áudio com vídeo, inserções de imagens e tratamento de áudio.

E ainda ser criativo e com disponibilidade para editar uma quantidade de vídeos com duração de tantos minutos.

Entende como você consegue diminuir bastante o número de interessados para o trabalho que você está oferecendo apenas incluído detalhes?

Isso ajuda até o candidato a entender se ele possui ou não habilidades para o serviço anunciado.

E para você serve como um funil ainda mais preciso.

Se você quiser, na descrição da vaga, pode até deixar bem claro o valor máximo que deseja pagar pelo serviço e que profissionais com proposta acima disso não precisam se candidatar.

Como criar uma vaga para contratar bons profissionais freelancers

Primeira coisa a ser feita é criar um texto detalhado da descrição.

Só você sabe o que é melhor para seu negócio e ninguém melhor que você para descrever o perfil do freelancer que você deseja encontrar para colaborar no seu projeto.
Só você sabe o que é melhor para seu negócio e ninguém melhor que você para descrever o perfil do freelancer que você deseja encontrar para colaborar no seu projeto.

Abaixo deixo um exemplo que usei para contratar um profissional para edição de vídeo e que você pode se inspirar para redigir o seu.

“O objetivo é solicitar orçamentos para edição de vídeo que utilize softwares da Adobe para a edição. Procuro profissional para parceria sincera e duradoura.

As qualificações envolvem estar apto a fazer edições básicas como cortes secos, mudanças de câmera, aproximação, transições, inclusão de cenas de entretenimento e memes durante a edição, tratamento de imagens e áudio, inclusão de textos e som de efeito e inclusão de cenas engraçadas com erros de gravação no final do vídeo.

O profissional deve ser criativo e proativo e o objetivo final é que o vídeo fique dinâmico e divertido.

O resultado final dos vídeos em média de seis a vinte minutos. O projeto deve ser entregue em no máximo dois dias e média de dois vídeos por semana e favor colocar preço unitário.”

Observação: Nessa descrição eu sabia qual é o valor que eu queria pagar por esses vídeos, mas eu optei por não colocar esses valores, porque eu quero avaliar qual a média do mercado.

Depois que a vaga é ativada você começará a receber contatos dos interessados e poderá avaliar a proposta de todos.

Um freelancer para chamar de seu!

Você terá que avaliar um por um até encontrar aquele freelancer para chamar de seu.

Depois dessa etapa de seleção dos profissionais o que você pode fazer é mandar alguns projetos para esses profissionais.

Contratar um freelancer é mais que ter um profissional trabalhando para você, ele é um parceiro com acesso direto ao seu negócio e alguém para você trocar ideia.
Contratar um freelancer é mais que ter um profissional trabalhando para você, ele é um parceiro com acesso direto ao seu negócio e alguém para você trocar ideia.

É claro que você vai ter que pagar pelos projetos e esses valores devem estar incluídos naquele planejamento inicial.

Mas é uma forma mais barata de você testar e não se decepcionar com aquele profissional que você selecionou.

E quando você encontrar aquele profissional que vai casar direitinho com seus objetivos aí você começa ali uma relação duradoura.

Muito diálogo, com muita transparência, deixando bem claro tudo que você deseja para o seu projeto, para que vocês consigam encontrar uma harmonia entre o contratante e contratado.

Para que o resultado final deixe as duas partes bem felizes.

E você tem mais alguma outra estratégia poderosa para contratar bons profissionais freelancers para o seu projeto?

Você trabalha como freelancer? Então deixa aqui nos comentários para mim e conta sua experiência se você se decepcionou com alguma plataforma ou com alguma forma de contratação.

Convido você a assistir ao vídeo “FREELANCER | COMO CONSEGUIR CONTRATAR BONS PROFISSIONAIS FREELANCERS”, onde mostro passo a passo de como se cadastrar nas plataformas para contratar freelancers.

Até o próximo post.

Abrs.

Eu

1 (20%) 1 vote

Comentários

Comentários