Marketing de Afiliados. Dá pra ganhar dinheiro com isso?

O Marketing de Afiliados

Quando comecei a fazer minhas pesquisas, utilizando as palavras-chave “Como ganhar dinheiro na internet”, “como ter renda extra”, “como trabalhar em casa”, dentre tantas outras que possivelmente você também pesquisou, descobri que existem muitas formas de se trabalhar online.

Pesquisei franquias online, canais no youtube, páginas de vendas, blogs sobre temas variados voltados pra assuntos que eu gosto como negócios, exportação, culinária, jardinagem, decoração, fitness.

Pesquisei as vantagens e desvantagens de cada uma delas, principalmente aquelas que tinham mais impacto pra mim, e elas eram:

  • Valor de investimento necessário
  • E tempo de retorno.

 

Por duas razões simples:

1 – Eu estava desempregada;

 desempregado

2 – Eu tinha pouco dinheiro para investir.

bolso vazio

 

Algumas observações marcaram bastante as minhas pesquisas. Por exemplo:

  • Blogs de moda, lifestyle, fitness, além de exigir um investimento razoável de dinheiro e muito tempo, pode demorar 2 anos ou mais pra ter audiência satisfatória e começar a dar retorno financeiro, ou monetizar, como se diz no marketing digital.
  • Um infoproduto ou produto de informação pode render muito dinheiro se você realmente fizer algo de qualidade, mas você precisa primeiro aprender a trabalhar na internet, montar uma grande estrutura, desenvolver seu produto e pra isso é preciso investir bastante tempo e dinheiro. Eu fiquei muito interessada pela produção de infoprodutos e esse certamente é um caminho que penso em seguir no marketing digital, mas acredito que este seja um outro patamar, um novo caminho a percorrer no futuro.

Na atual situação, eu precisava de algo que pudesse me proporcionar ganhos a curtíssimo prazo, eu precisava me empregar, voltar a ganhar dinheiro, poder contribuir com minha casa, pagar minhas próprias contas como sempre fiz e tudo isso, antes que meu seguro-desemprego acabasse.

Então eu cheguei ao Marketing de Afiliados.

 

MAS AFINAL, O QUE É MARKETING DE AFILIADOS?

question9

Um afiliado tem a função de conhecer a fundo um produto, plataforma ou serviço, apresentar este produto para a sua audiência e se através desta apresentação o produto for vendido, o afiliado ganha uma comissão pela venda.

O que me encantou no marketing de afiliados foi o fato de que você não precisa ser aquele vendedor chato que fica pedindo por favor pra alguém comprar seu produto: “Eu podia estar roubando, eu podia estar matando…”. 🙁

Além disso, de acordo com minhas pesquisas, o Marketing de Afiliados é provavelmente, uma das formas mais rápidas e baratas (não a mais fácil) de começar a ganhar dinheiro na internet, já que você não precisa criar nenhum produto próprio. Você é simplesmente a ligação entre o vendedor e o comprador e caso haja uma venda a partir deste link, você é comissionado pela indicação. Justo né? 🙂

Como eu disse, esta não é a forma mais fácil de ganhar dinheiro na internet. É preciso seguir uma metodologia, reunir uma série de ferramentas, estratégias, técnicas e se dedicar muito para montar uma plataforma de negócios rentável e atraente para sua audiência.

É preciso muito trabalho, foco e pesquisa para manter seu público informado e se manter atualizado também, afinal de contas, na internet as coisas acontecem muito rápido, por isso estamos em frequente reciclagem.

Precisar trabalhar muito não era algo que poderia me assustar. Eu sempre trabalhei muito para os outros. O que me impediria de trabalhar pra mim mesma? E eu sabia que depois da estrutura toda montada, o trabalho ficaria mais tranquilo e daria até pra investir tempo em novos projetos e revisar a agenda.

COMO O MARKETING DE AFILIADOS FUNCIONA?

Quando você se afilia a algum programa e escolhe produtos que você quer promover, os produtores te fornecem um link de vendas com um código único que você pode utilizar para referenciar o produto no seu blog e nas suas redes sociais. Ele serve para que o produtor saiba que foi você quem indicou aquele cliente.

Muitos programas de afiliados vão te oferecer banners prontos, emails e vários outros itens para facilitar a prospecção do produto e tudo que você precisa fazer é copiar o código HTML e colar no seu website ou enviar os textos com os links clicáveis para sua lista de clientes. Uma vez que seu cliente indicado comprar através dos seus canais de prospecção, você receberá a comissão pela indicação.

Os produtores tem acesso a sua performance através do seu ID de afiliado e podem também acompanhar através de softwares específicos que eles utilizam, mas você como afiliado só tem acesso às suas vendas através da sua própria página de afiliado.

DÁ PRA GANHAR DINHEIRO COM ISSO?

Você não precisa vender produtos o tempo todo para ganhar comissão. Existem diferentes programas de afiliados que usam diferentes formas de pagamento, tais como:

  • Pagamento por venda: Nesse programa o pagamento é feito somente após a venda ser efetuada. O afiliado normalmente recebe um percentual sobre o valor do produto indicado, como é o caso do Hotmart.
  • Pagamento por Clique: Nesse programa você recebe o pagamento baseado no número de visitants que são redirecionados para um determinado website através do seu link. OGoogle Adwords por exemplo trabalha desta forma. Você recebe independentemente da venda ter sido efetuada ou não.
  • Pagamento por Lead: Você recebe se o seu visitante simplesmente se cadastrar através do seu link de afiliado.

DÁ SIM!

homem tirando dinheiro da cartolaNão tem fórmula mágica. Tem trabalho!

Inove, ofereça conteúdo de qualidade para sua audiência, construa relacionamento com seu público, utilize diferentes canais de comunicação, explore suas mídias sociais, invista no seu negócio e estude muito. Manter-se atualizado é o grande segredo desse negócio.

Seus resultados só dependem do seu trabalho e dedicação.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com a galera.

Tudo de bom e até o próximo post.

2.3 (45%) 4 votes

Comentários

Comentários