INSTAGRAM COMERCIAL Dicas para iniciantes [Passo a passo do ZERO]

Hoje quero falar com você sobre Instagram comercial. O Instagram é uma das primeiras coisas que eu abro quando eu acordo e uma das últimas que eu vejo antes de dormir.

O Instagram lançou várias novidades, muitos recursos novos e  eu vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre o Instagram comercial.

Use o Instagram Comercial para fazer vendas na internet.
Use o Instagram Comercial para fazer vendas na internet.

Vou te dar dicas, do básico ao avançado, para você colocar o seu negócio no Instagram. 
 
Inclusive se você ainda não me segue no Instagram, está perdendo conteúdo diário sobre marketing digital que pode te ajudar a levantar o seu negócio nas redes sociais.

Clica aqui e me segue no Instagram. Vai ser um prazer ter você lá comigo.

Agora eu vou te mostrar tudinho sobre o Instagram comercial.

Dicas para Instagram Comercial

1 – Perfil

Eu quero te mostrar algumas características de um Instagram comercial que são importantes.

A primeira delas é o nome de usuário. Eu uso a @luanafranco0. Eu fiz isso porque eu queria que as pessoas tivessem facilidade para me encontrar.

Esse é o meu Instagram
Esse é o meu Instagram

Evite colocar símbolos e números que sejam difíceis das pessoas decorarem, porque elas precisam ter facilidade em encontrar você. Evite também usar nomes estrangeiros. 
 
Segundo a foto de perfil. Esse é outro ponto que você precisa ter atenção no Instagram comercial.

Você pode colocar uma foto sua ou uma foto que represente a sua marca, por exemplo, se você tem um pet shop você pode colocar uma fotinha de cachorro.
 
Se você tiver uma logo da sua empresa você pode colocar também.
 
Lembre-se que as pessoas estão nas redes sociais para se relacionar com outras pessoas, então vai ser muito mais fácil se você buscar humanizar o seu Instagram.

Terceiro, no local para por seu nome, o mais recomendado é que depois do seu nome você coloque o seu segmento.
 
Durante muito tempo eu coloquei nesse campo: “Luana Franco – Marketing Digital”

Quarto ponto do perfil comercial que você deve considerar é a descrição do perfil.

É aqui que você coloca de forma clara sobre o que você oferece para o público-alvo que venha ali para te seguir.
 
Se você ajuda mulheres acima de 35 anos que querem emagrecer, você coloca:  “eu ajudo mulheres acima de 35 anos que querem emagrecer”.
 
Seja bem objetivo, bem claro, para que ninguém tenha dúvida sobre o que você vai abordar.

Atenção!

Outra coisa muito importante é você definir o nicho para você trabalhar.
 
Você precisa saber para quem você vai comunicar, você precisa saber o conteúdo que você vai compartilhar e você precisa conhecer o público.

Porque se você não conhece o público, você vai ficar perdido para encontrar o conteúdo. 
 
Se você sair atirando para tudo que é lado, vai ser difícil você conseguir converter vendas, que é objetivo de um Instagram comercial.
 
Voltando para a descrição na Bio, depois que você fizer uma descrição objetiva, o ideal é que você também coloque uma chamada para ação.
 
Uma chamada para ação é o que faz as pessoas clicarem no link.

Só é possível colocar um link na BIO, mas no lugar onde só cabe um link você pode colocar um multiplicador de links como o Linktree.

Nesse multiplicador de link você pode colocar seu site, seu WhatsApp Comercial ou Telegram Comercial, pode colocar uma isca digital, colocar o link dos produtos que você indica.

Ou seja, você pode dar acesso a vários links importantes usando essa dica do multiplicador de links.

2 – Destaques

Agora que a BIO está estruturada, você precisa definir os DESTAQUES do seu Instagram comercial.

Os destaques são os Stories, aqueles vídeos de 15 segundos que você cria diariamente no seu Instagram.

Conquiste sua audiência mostrando profissionalismo e identidade com os Destaques dos Stories do Instagram.
Conquiste sua audiência mostrando profissionalismo e identidade com os Destaques dos Stories do Instagram.

Se você entrar no meu Instagram, vai ver várias historinhas que eu conversei com a galera.

Essas são histórias que acho importante e deixo salvas no Destaque para quando alguém quiser rever ou quem estiver chegando pela primeira vez, poder conferir também.

Então você grava Stories, compartilha com a galera e os que você julgar que são assuntos importantes, você salva nos Destaques.

Vale a pena organizar os Destaques por temas para facilitar a navegação e o entendimento de que está te acompanhando.

Eu sugiro que você tenha nos destaques os bastidores do seu negócio, quem é você, a sua história, o que você vende, depoimentos de pessoas a respeito do seu trabalho e as principais dúvidas do seu público-alvo.

3 – Conteúdo

Agora vamos falar sobre o conteúdo. Conteúdo é o que vai fazer com que as pessoas queiram te seguir e o que fará com que as pessoas se transformem em seus clientes.

Para isso você precisa basear o seu conteúdo em três pilares principais. O pilar de entreter, o de motivar e o de educar a sua audiência. 
 
Esse post é para ENTRETER, onde mostro os bastidores comigo xingando horrores, porque está passando um avião na hora que eu estou gravando vídeo.

O vídeo gera muitos comentários, pois muita gente se identifica, cada um contando sua história, isso é uma forma de entreter e de gerar conexão.
 
Esse outro post tem a função de EDUCAR, onde mostro 4 fontes de inspiração para criar conteúdo, inclusive é um conteúdo em carrossel.
 
Gerou vários comentários e salvamentos.

Já o post com função de MOTIVAR precisa tocar as dores do seu público, o que mais preocupa ele e você mostrar como é possível superar essas dores.

Exemplo claro é esse outro post que eu fiz no meu Instagram.

4 – Ferramentas para Instagram Comercial

O Instagram é uma plataforma com diversas ferramentas.

Você pode postar no feed, seja vídeo, foto ou carrossel. Pode fazer sequencias de Stories, em diversas partes do seu dia, dando um recado rápido ou dialogando sobre um assunto que requer mais detalhes.

Use todas as ferramentas que o Instagram disponibiliza.
Use todas as ferramentas que o Instagram disponibiliza.

Pode usar o IGTV, que funciona como o Youtube no Instagram. Inclusive, se você tem um canal no Youtube, pode usar os vídeos já compartilhado por lá como conteúdo no IGTV.

Vale a pena também ficar de olho nas novas funções do Instagram, como no caso do Reels. Todas às vezes que o Instagram lança uma novidade, ele dá relevância para quem usar essa nova ferramenta.

E se você usar todas as ferramentas disponíveis, de forma inteligente e estratégica, além da relevância que o Instagram dá, seu público terá diversas formas de interagir com você.

5 – Hashtags

Esse é um assunto muito questionado por quem tem Instagram comercial.

Qual hashtag usar para meu negócio online? Quantas hashtags usar?

Antigamente podíamos usar até 30 hashtags no post, agora o ideal é que você use no máximo 5 hashtags.

Senão o Instagram pode te punir por isso. Coloque hashtags relevantes relacionadas ao seu post. 
 
Use hashtags diferentes, em dias diferentes.

Use a hashtags para se conectar com outras pessoas ligadas ao seu nicho, seja potenciais seguidores ou parceiros.

Tire meia hora diariamente para acessar as hashtags mais relevantes para seu negócio, acesse os posts de quem usou a mesmas hashtags.

Curta os posts, deixe comentários relevantes e que mostre que você entende do assunto ou que tem algo para acrescentar e que seja de valor.

Nada de só deixar emojis, beijos e tchau.

Essa é uma semente que você está plantando, se alguém tiver contato com seu comentário, essa é uma forma de chamar atenção para seu Instagram comercial.

6 – Conta comercial

Isso é algo que não podem faltar no seu Instagram. Ele precisa estar configurado como um Instagram comercial.

Acesse o MENU PRINCIPAL do Instagram, vá até CONFIGURAÇÕES, depois CONTA.

Mudar de conta pessoas para conta comercial.
Mudar de conta pessoas para conta comercial.

Você vai encontrar a opção de mudar sua conta de pessoal para conta comercial.

A vantagem de usar uma conta comercial no Instagram é que você tem as estatísticas, as informações de navegabilidade e uso do seu perfil.

Consegue ver qual é o post que foi bem, qual é o post que não foi bem. Os Stories que deram mais engajamento e quais os que não deram. 
 

Por isso que é tão importante você ter o Instagram comercial. 

Dica Extra de Instagram Comercial

Uma coisa que você pode fazer é oferecer uma isca digital para quem acessa sua conta ou te acompanha.

Pense em um conteúdo que vai quebrar um super galho para quem tem interesse no assunto que você fala e crie um material legal para disponibilizar para sua audiência.

Crie uma página de captura para antes de disponibilizar esse material, a pessoa deixe nome, email ou telefone para contato.

Assim você consegue se relacionar com essas pessoas através da sua régua de email marketing, direto pelo WhatsApp ou no grupo do Telegram.

O Instagram comercial é um dos pilares da sua estrutura online e para que você tenha um negócio de verdade é preciso entender como funciona uma estrutura online completa.

Por isso quero te presentear com um vídeoaula minha mostrando como funciona uma estrutura digital e como seu Instagram faz parte disso tudo.

Clique aqui e preencha o formulário para que eu possa enviar no seu email o seu acesso à aula inteiramente grátis.

Convido você a assistir ao meu vídeo “INSTAGRAM COMERCIAL Dicas para iniciantes [Passo a passo do ZERO]”.

 

Assista no YouTube clicando aqui: https://youtu.be/XzEP6QzEt28

Conheça meu canal do YouTube: http://fiqueisemcracha.com.br/ytb

Até o próximo post.

Abrs.

Eu.