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A Bio do Instagram tem muito mais poder sobre o nosso sucesso no Instagram do que a gente pode imaginar.
Isso, porque, a gente não mede esforços para poder atrair pessoas para o nosso perfil.
Através de reels, de posts, de carrosséis, de marcações, existem muitas estratégias para você conseguir atrair as pessoas para dentro do seu perfil.
Mas de que adianta você trazer um bando de gente e não conseguir segmentar essa galera para que as pessoas certas te sigam?
É muito importante que você consiga, depois, transformar esses seguidores em clientes.
Então, não adianta você atrair todo o tipo de gente para o seu perfil e as pessoas certas não ficarem.
Não adianta ter um bando de seguidores que não vão comprar de você.
Qual é a primeira coisa que você observa quando você chega em um perfil? Eu olho para várias coisas, mas a primeira que eu bato o olho é a bio, para que eu possa ver o que a pessoa faz.
Quando uma pessoa entra no seu perfil, você tem poucos segundos para chamar a atenção e fazer com que ela tome essa decisão de te seguir ou não.
O principal fator, que é aquele que mais pesa, é a sua bio.
É ali que a pessoa vai bater o olho e vai falar “opa, deixa eu ver se essa pessoa aqui merece que eu dê mais uma olhadinha no perfil dela”.
Você cria conteúdos para atingir seu público-alvo e nesse processo pode até viralizar, gerando assim mais visibilidade.
Com essa visibilidade, as pessoas que acessam o seu perfil e veem a bio vão procurar entender se o perfil gera interesse para que elas passem a seguir ou não.
Essa é a importância da bio. Para avaliarmos, a Bio é primeira coisa que a gente bate o olho.
A foto, também, tem uma grande importância e considero que ela faz parte da bio.
Observe a foto. Ela possui total conversa com o perfil, precisa combinar com o conteúdo que está sendo apresentado no perfil da bio.
A foto é a única coisa que chega primeiro.
O nome e o nome de usuário também fazem parte da bio.
Por exemplo, você deixa um comentário relevante no post de alguém, a pessoa vai ver o seu nome e a sua foto.
Ela não vai saber o que está escrito na bio, mas a foto vai fazer parte desse convencimento.
Quais são os passos para estruturar a BIO do Instagram do jeito certo?
1 – Persona
Para saber o que colocar na sua bio do Instagram, entenda qual é o primeiro passo.
O primeiro passo é saber para quem você vai falar, quem é a sua persona.
Não é apenas o que você tem no perfil ou o que você vai escrever ali. Começa antes.
Começa na sua análise de para quem você vai falar, com quem você quer trabalhar, o que você vai vender, para quem você vai vender, quais assuntos você vai abordar no seu perfil.
Tudo isso vai refletir na sua bio. Então, você tem que responder a algumas perguntas.
- Quais são as pessoas que o meu conteúdo vai ajudar?
- Quem eu quero atrair para o meu perfil?
Então, quando queremos deixar isso mais claro, nós completamos a frase:
Eu ajudo _____. Por exemplo, ajudo mães que acabaram de ter filhos.
Ajudo mulheres. Ajudo pais. Ajudo adolescentes. Ajudo advogadas. Ajudo nutricionistas. Ajudo psicólogos. Ajudo desempregados.
O ideal é colocar coisas que não vão repelir as pessoas e, sim, atrair as pessoas.
Então, a primeira coisa é definir a persona, quem é o seu público-alvo.
Ajudo atletas, ajudo esportistas, ajudo iniciantes em atividade física, entre outros exemplos.
É saber quem é o seu conteúdo vai ajudar.
Quando você sabe exatamente quem é a sua persona, fica muito mais fácil estruturar a bio.
2 – Transformação
No segundo passo para a bio do Instagram perfeita, você precisa incluir na sua bio a transformação que a sua persona vai ter ao seguir o seu perfil.
Então, por exemplo, se eu ajudo mães. Eu ajudo mães a fazerem o quê? Se eu ajudo nutricionistas, em que eu os ajudo?
Unindo essa ideia com a frase do Passo 1, temos:
Eu ajudo (PERSONA) + a (TRANFORMAÇÃO)
Exemplo de transformação: emagrecer
Ajudo mães que acabaram de ter filho a emagrecer… / Ajudo psicólogos a lotarem a agenda… / Ajudo manicures a monetizar mais…
É a bio que faz com que as pessoas tenham interesse em te seguir, te acompanhar.
Ela que vai trazer autoridade para você e para que as pessoas pensem ‘ela realmente pode me ajudar a resolver aquele problema’.
A bio é sua porta de entrada, é a vitrine do seu Instagram para fazer com que as pessoas queiram te seguir e acompanhar.
3 – Diferencial
Então, algo que você precisa pensar ao construir sua bio é:
Qual é o seu diferencial em relação aos outros perfis? Qual é o diferencial do seu método, do seu produto ou do seu serviço?
Tendo essa resposta, acrescentamos um novo passo a estrutura da Bio perfeita:
Eu ajudo (PERSONA) + a (TRANSFORMAÇÃO) + (DIFERENCIAL)
Exemplo de diferencial: sem sair de casa
A frase final ficaria: Ajudo mães que acabaram de ter filho a emagrecer sem sair de casa.
No meu caso, por exemplo, além de ser conhecida por ser direta no assunto, de ter o papo franco, também sou conhecida por ter uma forma simples e descomplicado de falar e de ensinar as coisas.
O meu jeito de explicar as coisas é o meu diferencial.
Então, qual é o seu diferencial em relação a outros perfis?
Isso, você precisa parar para pensar antes de construir a sua bio.
Quais são alguns exemplos de diferenciais?
Sem sair de casa; de forma simples e descomplicada; de forma rápida; de forma individualizada.
Precisamos ser lembrados pelo nosso diferencial. Por quê? Porque tem muita gente produzindo conteúdo hoje. Muito mais do mesmo.
Então, precisamos cada vez mais nos destacar. A única coisa que não tem como copiar é você mesmo, a sua individualidade.
Precisamos começar a ser menos o outro e ser mais a gente. Porque, se não, nessa de redes sociais a gente acaba se perdendo da gente mesmo, querendo ser o outro ao invés de ser nós mesmos.
4 – Call to Action ou Chamada para Ação
O que não pode faltar numa bio do Instagram é o CTA (do inglês Call to Action, ou Chamada para Ação).
O CTA é o que vai direcionar o público para clicar no link do perfil.
Ex: Inscreva-se no curso ‘mamãe em forma’ clicando no link abaixo.
Outros exemplos de Chamada para Ação seriam: “Aprenda a vender na internet” ou “Te ensino como fazer o mesmo”.
E, muitas vezes, o call to action pode ser muito mais simples como “Clique aqui”, “Saiba mais”, “Participe”, “Inscreva-se agora”, “Clique no link”.
Outra forma que pode ser é “Aprenda a ter um estilo único por apenas …”.
No meu caso, eu poderia colocar “Aprenda estratégias para faturar a partir de R$ 3.000,00 por mês trabalhando pelo celular por apenas R$38,68 por mês.”
Aqui, eu coloco o valor do Insta para Afiliados parcelado.
Isso é muito poderoso, porque se a pessoa quer aprender o que eu estou falando, ela já tem essa informação logo ao chegar ao meu perfil.
Agora que a bio do Instagram está pronta, é hora de incluir o seu link.
O link pode ser o link do seu WhatsApp, curso, vídeo no Youtube, blog…
Também é legal criar uma árvore de links, como um Linktree.
Assim, você pode oferecer uma isca digital, seu link de afiliado, seu link de contato, o link de outros canais onde a pessoa pode te encontrar, tudo isso no mesmo link.
5 – O pulo do gato!
Além da frase da sua bio e do seu CTA, você ainda pode incluir uma conquista relevante dentro do seu nicho de atuação.
Então, por exemplo:
- Já ajudei + de 2 mil mães a manterem a forma;
- Já fiz + de 15 mil vendas;
- Já fiz +2 MILHÕES faturados na internet;
- Descobri o método certo e fiz a 1ª venda em menos de 30 dias;
Isso vai te ajudar a transmitir mais autoridade no perfil.
Caso você ainda não tenha grandes conquistas, você pode mostrar o caminho para as pessoas e encaminhar para um especialista que possa ensinar aquilo que você promove.
Eu sei que promover um produto ou serviço, sem ter feito nenhuma venda ainda é uma insegurança muito comum.
Às vezes, você deixa de falar sobre o produto ou serviço, pois se sente como uma farsa, como se estivesse mentindo.
Você não precisa mentir. Você pode dizer que oferece o direcionamento e mostra o caminho para um especialista com o conhecimento para ajudar a pessoa que chegou até você.
Ou, quando você pode usar uma expertise, algum curso ou experiência que você tem, mesmo que você traga essa experiência de experiências anteriores.
Se conseguir encontrar algum vínculo com a autoridade que você quiser construir no seu perfil, pode usar essa experiência.
Por exemplo, vamos supor que você tenha um canal em alguma rede social, o Instagram.
Você conseguiu viralizar um reels, você conseguiu 2 milhões de visualizações em um reels que é hipersegmentado, que é do seu nicho.
Pode dizer isso na sua bio e promover um curso de reels. Vai conectar uma coisa com a outra, mesmo sem ter feito nenhuma venda com aquilo ainda.
É sobre pensar em encontrar esse elo.
O que a sua BIO do Instagram deve ter:
Confira quais são alguns dos elementos principais que você deve usar para criar a bio perfeita para o seu Instagram.
- Transmitir autoridade – Resultados e conquistas;
- Pessoalidade – Algo que conecte com a sua história e que também pode te conectar com a sua audiência;
- Promessa – Te ensino a … – Te ensino a perder x quilos sem sair de casa;
- Chamada para ação – Conheça, saiba mais, clique aqui, link na bio, saiba como.
O que evitar na sua biografia do Instagram (se for um perfil voltado para negócios):
- Relacionamento;
- Hashtags;
- Filhos e animais (a não ser que o seu nicho seja voltado para esse fim);
- Signo;
- Frases do Google.
Nesse sentido, caso o seu negócio tenha uma conexão com algum dos itens que citei, é possível que seja uma boa informação para sua bio.
Se você fala sobre relacionamentos e o seu negócio é sobre isso, pode ser interessante para você colocar que você está em um relacionamento há, por exemplo, 7 anos.
Essas informações podem fazer sentido no seu conteúdo do dia-a-dia, para gerar conexão com o seu público, mas não é ideal para colocar na sua bio.
Então, a gente deve evitar colocar esse tipo de coisa.
A gente vai manter o que é profissional, coisas interessantes para seu público.
Deve ter criatividade no seu perfil, mas é muito importante, também, que a gente evite esse tipo de coisa.
Por quê? Porque ali tem um número limitado de caracteres.
Quando bater o olho, a pessoa tem que decidir se vai te seguir ou não e ela não vai querer te seguir logo de cara com base nas suas informações pessoais.
Todos esses fatores citados anteriormente compõem uma bio super atrativa para as pessoas do nicho chegarem e terem interesse em permanecer nesse perfil.
Não posso deixar de mencionar que eu tenho o curso INSTA PARA AFILIADOS, que é o meu treinamento que ensina de forma simples, prática, descomplicada como usar o seu Instagram para fazer vendas online.
Você tem acesso a um pack de ferramentas, em que você pode copiar e colar as minhas estratégias de diversificação de conteúdo para adaptar para o seu nicho.
Também tem vários exemplos de como você pode criar sua bio.
Convido você a assistir o meu vídeo ” O segredo para criar a BIO perfeita para o Instagram”
Assista no Youtube clicando: https://youtube.com/live/1pRjwirgP0o
Conheça meu canal do YouTube: https://fiqueisemcracha.com.br/ytb
Até o próximo post.
Abrs.
Eu