Alcance do Instagram caiu? O que fazer? Ainda vale a pena criar conteúdos?

Tempo de leitura: 9 minutos

Neste artigo, vamos falar sobre a queda no alcance do Instagram e, quando isso acontece, entender se ainda vale a pena produzir conteúdo. 

Pode ser que você se sinta desanimado quando produz um conteúdo incrível, que você se dedicou, e não recebe nenhuma resposta, zero engajamento e poucas curtidas (ou nenhuma). 

Lembre-se: é muito mais importante fazer postagens com uma estratégia de conteúdo do que receber curtidas ou comentários.

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Saiba o que fazer para aumentar seu alcance do Instagram do jeito certo.

Existem objetivos diferentes para posts diferentes e, nem sempre, eles se refletem em curtidas e comentários. 

Esse sentimento que vem com a falta de interação com seu conteúdo é muito normal e, de fato, o Instagram está com uma queda no alcance. 

Isso não está acontecendo apenas com pequenos criadores.

Perfis de grandes influenciadores também estão percebendo uma queda no alcance da rede social.

Mesmo assim, tem muita gente que está fazendo muito dinheiro com Instagram

É possível utilizar as estratégias certas para conseguir fazer dinheiro.

Não precisa partir do princípio de que você precisa ter um perfil grande para ganhar muito dinheiro. 

As pessoas estão se adaptando ao que é necessário e ao que está funcionando no momento. 

Para nós que queremos ganhar dinheiro através das redes sociais, elas precisam ser encaradas como um negócio, no qual precisamos investir para ter retorno.

Entender que a rede social é o seu negócio é imprescindível para o sucesso. 

Em que é possível investir para aumentar o alcance do Instagram?

Você pode fazer investimentos em conhecimento e em estratégias de tráfego, por exemplo. 

Os investimentos em um negócio digital são muito mais baratos do que os investimentos em um negócio físico. 

Durante muito tempo, eu fui resistente ao tráfego pago, por exemplo. 

Hoje em dia, percebo o quanto ele é importante e o quanto eu perdi por não ter investido. 

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Conheça estratégias de conteúdo para melhorar o alcance no Instagram.

Se você não tiver dinheiro para investir em tráfego pago agora, não tem problema.

Você vai deixar seu negócio preparado e aprender a gerar o conteúdo do jeito certo

Invista o mínimo: no conhecimento que você precisa adquirir. 

São eventuais ferramentas que você precisa adquirir, dependendo da estratégia que você escolheu começar.

Investe o mínimo e aprende o que dá resultado. Com o resultado, você reinveste no seu negócio. 

Por exemplo, se você fizer uma venda e ganhar R$ 200,00 de comissão, invista uma parte do valor que você ganhou. 

No Insta para Afiliados, eu te ensino a fazer anúncios gastando R$6 por dia. 

Deixe seu Instagram preparado para atrair as pessoas certas e seus potenciais clientes. 

Se o seu perfil estiver uma bagunça, você pode atrair as pessoas, mas ninguém saberá sobre o que é o seu perfil e como você pode ajudar e, no fim das contas, podem ir embora.

Agora, quando seu perfil está arrumado, a pessoa vai entender que ali tem tudo o que ela precisa para resolver o problema dela. 

Então, o certo a se fazer para preparar o seu perfil do Instagram e o seu conteúdo é:

  • Deixar tudo organizado;
  • Gerar conteúdo estratégico;
  • Entender exatamente os objetivos de cada tipo de conteúdo;
  • Aprender a analisar os conteúdos;
  • Identificar conteúdos que dão bons resultados de forma orgânica;
  • Fazer anúncio com o conteúdo identificado.

Esses anúncios podem atrair centenas de seguidores qualificados.

Você pode crescer de forma orgânica, mas o processo é muito mais lento. 

É preciso ter uma mente empreendedora para entender que é preciso reinvestir uma parte do que é ganho.

Isso, para obter mais resultados em vendas.

Por que o alcance dos Stories no Instagram caiu?

Um dos motivos é que, atualmente, há mais pessoas produzindo conteúdo nos Reels. 

Mas, claro, também tem mais pessoas consumindo o conteúdo dos Reels. 

Isso faz com que o alcance dos Stories esteja reduzido. 

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Quando o alcance dos Stories do Instagram cai, direcione seu público de outra maneira.

Nós precisamos nos adaptar e, por exemplo, criar conteúdos que direcionam as pessoas para os Stories.

Fazer Reels que direcionam para os Stories ou até mesmo para o Feed.

Outro motivo pode ser porque o Instagram quer incentivar o pagamento de anúncios. 

Mas o conteúdo orgânico não morreu.

Como aumentar o alcance do Instagram para quem está começando?

Para quem está começando, muitas pessoas têm a mentalidade de que precisa começar com um público já esperando por elas.

Geralmente, o caminho é inverso. 

Nós começamos servindo, gerando conteúdo de qualidade, pensando sempre no público-alvo.

Primeiro, é preciso criar para que, quando as pessoas cheguem, elas já encontrem o que consumir e se encantem com o seu conteúdo.

Você precisa ter ações estratégicas para atrair essas pessoas.

Não adianta fazer uma oferta para alguém que nem sabe que ela tem um problema que o seu produto ou serviço pode resolver. 

Precisamos atrair pessoas para o nível de consciência de compra. 

Você precisa construir essa consciência e, quando ela estiver mais pronta para a compra, você faz uma oferta.

Fatores para considerar ao construir sua estratégia de conteúdo para melhorar o alcance do Instagram:

1 – Se diferenciar

Só existe um de você no mundo. Use isso ao seu favor.

Quando você descobre o que te torna único e inclui isso no seu conteúdo, você faz com que esse conteúdo também se torne único.

Você vai encontrar pessoas que se identificam com esse seu jeito único de ser. 

Então, trazer mais conteúdos com suas experiências e histórias geram mais interesse e, consequentemente, podem aumentar o seu alcance no Instagram. 

2 – Fazer carrosséis

Carrosséis ainda performam muito bem no Instagram para atrair pessoas. 

Você pode mudar as formas de falar para despertar o interesse da sua audiência.

3 – Ter estratégia nas postagens

Saber o objetivo de cada conteúdo faz com que tenhamos mais clareza na hora de saber se o nosso trabalho está performando bem ou não.

Saímos da ideia de que a falta de comentário ou curtida significa que o trabalho não está indo bem.

Dessa forma, entendemos que o objetivo de cada um de seus conteúdos pode ser diferente.

4 – Perguntas na Caixinha

Outra estratégia conhecida é a das ‘Perguntas na Caixinha’. Trazer conteúdos que geram perguntas para você.

A Caixinha do Instagram é uma fonte de pesquisa com a sua audiência para saber exatamente o que as pessoas querem saber e aprender.

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Use as Caixinhas nos Stories para saber o que atrai a atenção da sua audiência para gerar alcance.

Nesse caso, é necessário ter uma estratégia de atração, fazendo com que as pessoas tenham interesse em interagir com você na Caixinha. 

A gente pensa que é uma coisa unilateral, mas não é. Tem que ter reciprocidade.

Lá no Insta para Afiliados, nós temos o Mapa de Conteúdo de Sucesso – uma ferramenta em que eu entrego várias ideias que você pode utilizar para fazer seus posts e stories. 

Entenda quais conteúdos são importantes para gerar engajamento ou interesse em te acompanhar no dia-a-dia.

Para tudo existem estratégias que envolvem aprender a lidar com comportamento humano.

“O que faz com que as pessoas queiram interagir na caixinha comigo?” é uma das questões para refletir durante a criação da estratégia do conteúdo.

Como melhorar meus conteúdos com a queda de alcance do Instagram?

Criar mais conteúdos com a sua experiência de mercado. 

Produzir conteúdos que mostram a sua jornada, os seus resultados e os insights diante de alguma situação.

Exemplo: Conteúdo explicando um tema, acompanhado de conteúdos autorais.

Ser ainda mais estratégico nas suas publicações. 

Lembre-se de entender qual é o objetivo de cada conteúdo publicado. 

O conteúdo tem objetivo de conseguir comentários? De gerar identificação? De gerar salvamentos? Ou até mesmo para gerar conexão?

Adaptar conteúdos existentes para formatos que possuem maior entrega.

Transformar alguns conteúdos antigos em Reels, por exemplo. Este é o recurso que possui maior alcance no momento.

No meu treinamento Insta para Afiliados, você encontra o passo-a-passo para tudo isso que foi citado. 

O curso fala sobre a trilha secreta para fazer vendas todos os dias com o método que eu utilizo.

Lá, você vai aprender sobre os 5 “C”:

1 – Cliente Ideal – para atrair os clientes certos que vão comprar de você.

2 – Casa Arrumada – para fazer com que as pessoas se interessem em te seguir e acompanhar seus conteúdos.

3 – Conteúdo Fire – para aumentar o nível de consciência do cliente ideal e transformar as pessoas na sua tribo, para que o cliente te recomende para outras pessoas.

4 – Consulta – para saber exatamente o que deu certo e o que não deu certo, para aprender a replicar o que funciona.

5 – Conversão – para aprender a vender, pois não adianta apenas atrair as pessoas e não saber como fechar venda.

 

Convido você a assistir o meu vídeo “Alcance no Instagram caiu aí? O que fazer? Ainda vale a pena criar conteúdos?”

Assista no YouTube clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=puC7F7FP0uU&ab_channel=LuanaFranco

Conheça meu canal do YouTube: https://fiqueisemcracha.com.br/ytb 

 

Até o próximo post.

Abrs.

Eu