Como ORGANIZAR seus DESTAQUES do Instagram do Jeito Certo

Tempo de leitura: 13 minutos

Neste artigo, vamos falar sobre como organizar o destaque do Instagram e quais são os destaques principais que você precisa ter no seu perfil. 

Pessoalmente, sou uma eterna defensora dos destaques do Instagram organizados.

Há um tempo, comecei a perceber que, entrar em um perfil e ver que a casa estava arrumada, era um parâmetro definitivo para eu seguir ou não.

Eu olhava se o perfil estava com foto estratégica, nome fácil e bio descrevendo exatamente o que eu ia encontrar. 

Buscava identificar se a minha necessidade seria atendida e se o assunto abordado era interessante.

Um desses fatores para decidir seguir ou não uma pessoa, era o que eu encontrava nos destaques do Instagram.

Então, os destaques me faziam querer permanecer e continuar acompanhando aquela pessoa.

Como funciona o Destaque do Instagram?

Para mim, é nos destaques que eu vou encontrar o posicionamento da pessoa, a forma como ela transmite conteúdo, se ela tem algo para me agregar, como funciona o dia-a-dia dela, etc. 

Às vezes, a pessoa fala sobre um assunto que não é do meu interesse.

Pelos destaques, dá para saber se a pessoa é mais despojada, mais séria, muito formal e, dependendo das características, eu posso não me identificar.

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Confira dicas essenciais para ter seus destaques do Instagram organizados e atrair os seguidores certos.

Nos destaques, consigo ver os conteúdos de bastidores.

Ou seja, conteúdos de Stories que ela já gerou em algum momento.

A partir disso, decido se ela tem algo para me oferecer e se eu quero continuar consumindo o conteúdo dela. 

Se você não sabe o que são os Destaques do Instagram, essa é uma rápida definição.

Os destaques são Stories antigos que a pessoa decidiu salvar e ficam logo abaixo da Bio.

Qual o nível de responsabilidade que o Destaque do Instagram tem na tomada de decisão?

Comecei a investir mais e a observar quais eram os destaques do Instagram mais importantes e mais estratégicos.

Eu busquei entender o que fazer para que as pessoas realmente quisessem permanecer.

Identifiquei que era preciso definir qual é a mensagem que quero transmitir para aquela pessoa.

O que uma pessoa precisa saber para tomar a decisão de te seguir?

É preciso pensar de forma estratégica.

Não é apenas pensar no que fazer com que qualquer pessoa queira me seguir. 

Eu preciso, ali no perfil e nos destaques, prover as informações necessárias para as pessoas que eu quero que permaneçam. 

Quem são as pessoas que eu quero que permaneçam?

Aquelas que possuem interesse no assunto que eu tenho para oferecer e nos produtos que eu vendo.

Afinal de contas, estamos no Instagram para fazer vendas online e para ganhar dinheiro.

Para isso, tenho que fazer com que os interessados que atraio para o meu perfil tornem-se seguidores para, depois, transformá-los em clientes.

Por exemplo, se eu tenho um produto sobre maternidade, não me interessa homens que não têm filhos acompanharem o meu perfil.

Eu quero que mães, futuras mães, avós que vão conversar com as filhas, sigam o meu perfil.

Se eu tenho um perfil com produtos especificamente voltado para homens, de que adianta atrair um público feminino?

Então, precisamos pensar de forma estratégica. 

Não é só fazer um destaque qualquer sobre coisas legais que geram interação nos Stories.

Nós precisamos pensar em qual imagem e mensagem queremos transmitir, para transformar um potencial seguidor em cliente.

Só com base nisso que eu já ensinei aqui, você já consegue pensar quais são os destaques que você pode salvar no seu perfil. 

Então, vou dar exemplos e, com base neles, você pode criar os seus próprios Stories que serão transformados em Destaques do Instagram.

Quais são os principais destaques do Instagram que você precisa ter no seu perfil?

1 – Quem sou eu

O primeiro deles precisa ser sobre você, para fazer com que a pessoa realmente te conheça. Nesse destaque, você vai dizer:

  • Quem é você e suas experiências;
  • Qual é a sua especialidade (o que a pessoa vai aprender com você);
  • Contar sua história para gerar conexão e dizer qual é a relação que você tem com o conteúdo que você gera;
  • O que a pessoa vai encontrar no seu perfil;
  • Qual é o seu objetivo com este trabalho, falar algo relacionado ao seu propósito;
  • Chamada para ação se ela quiser saber mais sobre o assunto.

Stories possuem o objetivo de gerar conexão. 

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Contar uma história verdadeira e com propósito gera conexão com o seu público-alvo.

Então, cuidado para não ser muito rígido dizendo apenas o que a pessoa vai encontrar e acabou.

Tente gerar conexão, emoção, conte sua história. 

Fale sobre o seu propósito.

Responda à pergunta “por que você resolveu ajudar as pessoas? Por que você escolheu falar sobre esse assunto?”.

Eu, por exemplo, quando comecei o Fiquei Sem Crachá, falava para desempregados, porque eu tinha vivido uma experiência traumática de ver centenas de colegas perdendo seus empregos em uma crise econômica.

Essas pessoas não tinham perspectiva de se reempregar.

Então, como eu tinha descoberto uma nova profissão, eu queria mostrar que eles não precisavam depender de ninguém para dar emprego. 

Eles mesmos poderiam fazer as próprias oportunidades acontecerem.

Foi por isso que eu criei o Fiquei Sem Crachá.

Quando conto uma história que tem um propósito, mostro que não era apenas sobre ter minha própria independência, mas sim mostrar para outras pessoas que elas também poderiam retomar a independência financeira delas.

Isso gera muita conexão, me confere autoridade. 

Mostra que sou uma pessoa que não escolhi guardar as informações só para mim, mas também dividi-las com outras. 

Demonstra reciprocidade.

Então, quando você fala sobre o seu objetivo com o seu trabalho, você pode gerar uma troca. 

As pessoas podem identificar que estão passando pela mesma situação e que vão encontrar o que precisam no seu perfil.

Por isso, o destaque ‘Quem sou eu’ é imprescindível. 

É uma oportunidade incrível de se comunicar com aquela pessoa que acabou de chegar.

2 – Comece aqui

Geralmente, o ‘Comece aqui’ costuma ser o destaque seguinte. 

Esse formato já é um pouco mais objetivo.

  • Boas vindas ao perfil;
  • O que a pessoa vai encontrar no seu perfil (quais os temas abordados dentro do perfil);
  • Qual é o seu objetivo com o perfil (você pode falar sobre a transformação que ela vai ter);
  • Chamada para ação para quem quer saber mais sobre esse assunto, como “Me segue aqui”, “Pode me chamar no direct”, “Assista os outros destaques”, “Acompanhe os stories”.

Você precisa definir qual é o seu objetivo principal e fazer os seus destaques com uma chamada para ação (CTA).

Esse destaque repete alguns temas dos destaques anteriores.

Isso, porque nunca sabemos em qual destaque que a pessoa vai apertar.

Fato: ninguém vai assistir a todos os seus destaques logo de uma vez.

Então, temos que repetir as mesmas coisas de formas diferentes. 

Com isso, fazemos com que a informação que é tão importante para quem tá chegando, chegue para ela independente do destaque em que ela vai clicar.

Eu repito a mesma coisa toda hora? Sim. 

Pois você fala sobre a mesma coisa de formas diferentes e, além disso, as pessoas adoram repetição.

Nem todas as pessoas assistem todos os seus Stories e os seus destaques – são pessoas diferentes em momentos diferentes. 

Às vezes, a pessoa assistiu ao seu primeiro Story, mas não assimilou. 

Talvez, ela vai assimilar na segunda ou na terceira vez que você falar.

Tem pessoas que eu acompanho no Instagram e que todo dia elas repetem as mesmas coisas.

Tem coisas que elas repetem ali que, muitas vezes, eu leio a pergunta e já sei a resposta.

E, mesmo assim, continuo ali e gosto de pensar que sei a resposta. Porque eu sinto que já sou de casa.

3 – O que eu vendo? (desejo)

Quando uso o termo “o que eu vendo”, na verdade, o seu destaque não precisa se chamar “O que eu vendo”. 

Seu perfil precisa ter o nome do produto que você vende, caso você já seja um representante do produto.

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Use os seus destaques do Instagram para vender e ganhar dinheiro pelas redes sociais.

Outra opção é dizer qual é o desejo que seu potencial seguidor tem.

O nome do destaque pode ser a transformação que o produto que você vende, causa naquela pessoa que vai te acompanhar.

No meu caso, por exemplo, eu poderia colocar como nome do meu destaque: 

“dinheiro na internet”, “trabalhar em casa”, “liberdade financeira”, “liberdade de tempo”, “tríade da liberdade plena”.

Se você colocar um título que tem a ver com o que a pessoa quer, vai atrair a atenção dela e ela vai querer conhecer o produto que você oferta e ver os seus destaques do Instagram.

4 – Resultados / Depoimentos

O nome disso é prova social.

É quando você mostra que você tem um método e que esse método traz resultados. 

Os resultados que a pessoa atraída quer ter. 

Por exemplo, se você fala sobre confeitaria, qual é o resultado? 

O bolo pronto, o brigadeiro pronto.

Se você está falando sobre emagrecimento, o resultado é o ‘antes e depois’. 

Você pode pedir depoimentos e feedback das pessoas que já compraram de você, pode ser por Whatsapp ou vídeo, por exemplo.

5 – Dicas

Eu acredito que os destaques precisam ter dicas.

O motivo é que as dicas geram reciprocidade. 

Dicas são conteúdos de aplicação rápida.

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Dar dicas práticas para sua audiência é uma das formas para gerar reciprocidade no Instagram.

Mesmo que você ensine coisas simples. 

Por exemplo, se você fala sobre cabelo, você pode ensinar a fazer um penteado rápido.

Quando você aprende algo com alguém, essa pessoa (automaticamente) se transforma em autoridade na cabeça de quem aprendeu.

É possível fazer isso em qualquer nicho. 

As pessoas vão pensar que você tem muito a ensinar e vão querer permanecer no seu perfil, porque vão encontrar o que precisam.

Você pode até fazer isso com frequência e dar uma dica rápida por semana

Essa dica semanal pode ser inserida ao seu destaque com a mesma frequência. 

6 – Posicionamento

Esse tipo de destaque é um pouco polêmico e não são todas as pessoas que o inserem.

O que é o posicionamento? São as suas opiniões e a sua visão diante do mundo.

São coisas que você faz no seu dia-a-dia, a forma como você pensa e que você quer se posicionar na cabeça dos seus potenciais seguidores e seguidores.

Por exemplo, eu sou adepta da disciplina positiva. O que isso quer dizer? 

Isso significa educar o seu filho de forma respeitosa. 

Então, eu sou contra bater, xingar, colocar de castigo, entre outros.

Por que eu trago esse assunto sobre maternidade?

Porque sou uma mãe que trabalha em casa e fico muito tempo com meu filho. 

7 – Principais dúvidas

Esse Destaque do Instagram é importante para responder todas as principais dúvidas dos seus potenciais clientes.

Podemos pensar em dúvidas frequentes do seu público-alvo.

E, complementando, sobre a importância de organizar o destaque do Instagram.

Eu não apareço em todos os meus Destaques. 

Não faço chamadas de vendas todos os dias quando eu apareço no meu Instagram. 

Mesmo assim, eu recebo leads todos os dias. 

Sou chamada no direct todos os dias por pessoas que estão em busca de saber mais sobre o mercado digital e meus produtos.

Existe uma estratégia para vender ainda no primeiro contato. 

Há um padrão, uma estratégia, que se você aplica da maneira certa, você pode fazer com que aquela pessoa que não te conhecia ainda se transforme no seu seguidor.

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Com a estratégia certa e trabalho, é possível vender todos os dias no Instagram.

Isso pode acontecer enquanto seu novo seguidor passa pelo seu funil de diferentes níveis de consciência para gerar interesse, conexão, autoridade, relacionamento e você pode fechar essa venda em menos de 24 horas.

Eu mapeei esse padrão, inseri na minha estratégia de Conteúdo Fire, aplico todos os dias nos meus Stories e ensino para meus alunos.

Esses destaques que falamos nesse artigo são parte da casa arrumada.

Se você aplicar da forma como eu ensinei neste artigo, vocês não vão ficar fazendo esforço de gerar tráfego através de reels, carrosséis, collab, para fazer com que a pessoa chegue no seu perfil e não se torne sua seguidora.

Porque é isso que acontece quando você não tem os destaques do Instagram organizados nem a casa arrumada.

Mas, no Insta para Afiliados, o meu curso sobre Instagram, onde mostro como fazer vendas pelo Instagram todos os dias, você pode aprender essas estratégias mais avançadas, que chamo de Destaques que Vendem Sozinhos.

Isso você encontra no meu treinamento do Insta para Afiliados, onde tem uma aula inteira falando só sobre esse assunto.

São estratégias que, se você aplica da maneira certa na hora correta, vão te fazer ter os resultados que você tanto busca.

 

Convido você a assistir o meu vídeo “Como ORGANIZAR seus DESTAQUES do Instagram do Jeito Certo”

Assista no Youtube clicando: https://www.youtube.com/watch?v=MPZ0KnK-PTg&ab_channel=LuanaFranco

Conheça meu canal do YouTube: https://fiqueisemcracha.com.br/ytb

 

Até o próximo post. 

Abrs. 

Eu