Como criar CONTEÚDOS que atraem SEGUIDORES para seu perfil no Instagram

Tempo de leitura: 13 minutos

Frequentemente, criar conteúdos que atraem seguidores no Instagram pode ser uma tarefa desafiadora.

Então, a pergunta é: qual é o jeito certo de construir conteúdos que atraem seguidores no Instagram?

O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é saber qual é o seguidor que você quer atrair.

Se você não souber isso, estará fadado ao fracasso.

O primeiro passo não é postar conteúdo de valor.

É saber quem você quer atrair com esse determinado conteúdo.

Isso, porque nesse caso, qualquer público não serve para nossa estratégia.

Já imaginou fazer um conteúdo que viraliza e atinge milhares de pessoas que não estão interessadas no conteúdo que você produz?

Você precisa saber quem é o público que você quer atingir.

Por exemplo, se você vai falar sobre emagrecimento, não tem como viralizar um conteúdo de confeitaria.

Exceto se for uma confeitaria fitness.

Não adianta gerar conteúdo de maternidade para um público jovem que não tem filhos.

Quais são os tipos de conteúdo que atraem seguidores no Instagram?

Para criar conteúdos que tenham o objetivo de ATRAIR SEGUIDORES, o seu foco maior será no Topo do Funil de conteúdo.

É nesta parte do funil que utilizamos os famosos conteúdos de ATRAÇÃO.

Ou seja, conteúdos que chamam a atenção e despertam desejo e interesse.

atrair seguidores 300x200 - Como criar CONTEÚDOS que atraem SEGUIDORES para seu perfil no Instagram
Utilize a estratégia do Funil de Vendas para criar conteúdo para atrair seguidores no Instagram.

Exemplo:

  • Reels com conteúdo prático, como dicas rápidas;
  • Frases de motivação originais e que tenham personalidade e contexto;
  • Verdades que ninguém conta;
  • Assuntos que despertam o interesse do seu público dentro do seu nicho: ganhar dinheiro, perder peso, entre outros…

Com isso, você pode conseguir mais alcance e despertar o interesse das pessoas, fazendo com que você consiga mais seguidores.

Agora, tem uma observação muito importante.

Não adianta despertar o interesse com esses conteúdos para seu perfil, se você não estiver com a casa arrumada.

Seu perfil precisa estar estruturado para receber essa galera.

Isso é importante para evitar que as pessoas cheguem no seu perfil e não saibam do que se trata, o que você faz e que não tem conteúdo interessante que desperte o interesse.

Se elas não encontrarem Destaques organizados e a casa arrumada, elas vão embora.

Então, o conteúdo de topo de funil não funciona, se você não tiver o perfil pronto para receber essas pessoas.

Análise de post de conteúdo que atrai seguidores no Instagram: Exemplo prático

Vamos fazer uma análise aprofundada de um dos meus posts no Instagram.

Esse foi um post de topo de funil para atrair seguidores.

O título do post é: 6 dicas práticas para vender na Hotmart mesmo que você seja um completo iniciante.

Precisamos gerar conteúdo pensado no público que queremos alcançar.

Nesse caso, meu público é composto por afiliados e iniciantes interessados em vender pela Hotmart, pela internet.

Então, quando uso esse título, estou indo direto na dor e no interesse do meu público.

Um conteúdo qualificado possui títulos que chamam a atenção.

Nessa publicação, eu conto uma história, faço uma narrativa para envolver o meu público:

Se você começou com marketing digital, mas ainda está com medo e não sabe como se destacar da concorrência…

Eu preparei esse post com 6 dicas práticas para você se destacar nesse mercado, mesmo que você seja um completo iniciante.

E aí, bora aprender?

Por que eu falo isso logo de cara? Eu conheço uma dor do meu público.

Sei que o iniciante do marketing digital se sente intimidado, porque ele sabe que está concorrendo com grandes afiliados, grandes vendedores da internet e que ele não sabe como se destacar.

No meu post, eu trago uma solução para esse problema.

Depois, eu já entrego a primeira dica:

Ser original

Só existe um de você no mundo e esse é o seu maior diferencial.

Trazer conteúdos com a sua autenticidade vai te ajudar a construir um posicionamento único.

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Inspire-se na sua experiência pessoal para criar conteúdo para atrair seguidores no Instagram.

Dessa forma, na primeira imagem, estou encorajando as pessoas a serem elas mesmas, a pararem de se intimidar com o que o outro é.

Algo que muitas pessoas podem pensar é: “Eu tenho que ser igual a Luana, porque a Luana tem os resultados que eu quero ter.

Porém, trazer conteúdos com a sua autenticidade vai te ajudar a construir um posicionamento único e isso é muito importante na hora de se destacar dos demais.

A próxima dica era:

Estudar mais que os outros

Imagina só: Pra gente conseguir um emprego bom no mundo corporativo, o que a gente faz?

Uma faculdade de 4 ou 5 anos.

Para trabalhar na internet não é diferente!

Se você seguir um método validado e estudar, pode ter certeza que você já vai se destacar neste mercado.

Aqui, eu trago um nível de consciência, porque eu sei que esse público, muitas vezes, acha que vai conseguir ter resultado no digital apenas vendo o que o outro está fazendo na rede social.

Muitas vezes, as pessoas querem alcançar resultados sem estudar, sem querer fazer curso, investir, sempre usando desculpas.

Porém, sabemos que tudo é uma questão de prioridade.

Desde o primeiro contato comigo, eu quero que meu público pense que precisará estudar e investir para ter retorno.

Em cada linha de um post, tem intenção e estratégia.

Não é um bicho de sete cabeças.

Além de educar a minha audiência, já preparo o terreno para dizer que conheço um método que pode ajudar.

Eu conheço um passo a passo validado que você pode estudar para conseguir ter resultados no digital e fazer vendas, mesmo que você seja um completo iniciante.

O próximo ponto é:

Ter conteúdo diferenciado

Esse item é bem parecido com o primeiro, mas ainda tem algo que preciso ressaltar…

A maioria que começa neste mercado produz conteúdo raso ou Ctrl+C e Ctrl-V.

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Crie conteúdos diferentes para elevar o nível do seu perfil e ganhar seguidores no Instagram.

O pulo do gato aqui é: Se esforçar com pesquisa, criação de conteúdo autoral e que solucione as dores do seu público.

Com isso, explico para meu público sobre a importância de criar conteúdo diferenciado da maioria.

A dica é inserir a sua visão de mundo, sua originalidade e, após estudar ainda mais, você consegue alcançar os resultados.

No próximo passo, eu tenho:

Presença

Seja presente, interaja, responda, faça comentários pertinentes e incentive o engajamento.

Se você é iniciante, tem essa vantagem de conseguir estar mais perto do seu público.

Assim, elas vão se sentir especiais com a sua atenção direcionada.

A maioria dos grandes e médios empreendedores está sobrecarregada e não consegue responder todo mundo.

Eles não têm tempo de responder todo mundo, de conversar, entender as dores com profundidade, ajudar.

Esse início é precioso para que você consiga entender tudo isso e se aproximar cada vez mais da sua audiência, para que você consiga estar cada vez mais presente.

Quando você se torna muito grande, é um desafio muito maior se manter presente e próximo.

Outra dica do post era:

Contato próximo

Você pode disponibilizar seu contato para tirar dúvidas de pessoas que estão interessadas no seu produto.

Essas pessoas podem se tornar audiência fiel, indicar seus conteúdos e, é claro, comprar pela sua indicação.

Nesse caso, manter o contato é muito importante e você pode compartilhar o número do seu WhatsApp.

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Aproxime-se do seu público e mantenha o contato para conseguir mais seguidores no Instagram.

Se você não quiser compartilhar seu WhatsApp pessoal, você pode comprar um chip separado para cadastrar um número do WhatsApp Business.

Nele, você vai conversar só com a sua galera.

Você pode definir suas regras, seus horários de atendimento e colocar mensagens automáticas.

É de graça e é uma ótima ferramenta para gerar relacionamento e, também, fazer vendas.

No Insta para Afiliados, eu ensino como usá-la de forma mais profissional.

Entrego sequências para gerar relacionamento e fazer vendas pelo WhatsApp.

Além disso, explico como você pode se organizar para trabalhar com o WhatsApp Business.

Meus alunos recebem tudo mastigado: quebras de objeções, sequências de vendas, tudo.

Você pode criar esse contato para tirar as dúvidas das pessoas que estão interessadas no seu produto.

Na hora que você estiver fazendo conteúdo para atrair a galera no topo do funil, é possível disponibilizar o seu contato em algum lugar na casa arrumada do seu perfil, que é algo que também ensino no Insta para Afiliados.

Bônus diferenciados

Por fim, você pode criar materiais/aulas para complementar o seu produto.

Também, dá para oferecer um produto físico para ajudar o seu cliente a colocar o curso em prática.

Se você promove um curso de vídeos, por exemplo, pode oferecer:

  • Consultoria Online
  • Webcam ou microfone de lapela.

Para aqueles que querem comprar pela sua indicação, você pode criar materiais bônus.

Se você não souber qual conteúdo criar, lembre-se de que tudo está integrado.

Você precisa estudar e se desenvolver para conseguir criar materiais diferenciados para seus clientes.

Se especialize em alguma coisa que vai ajudar a persona que você vai atender a ter melhores resultados.

Procure facilitar a vida da sua audiência.

No final, tem uma chamada para ação, ou um call to action (CTA).

Checklist de como criar conteúdos que atraem seguidores no Instagram

1 – Persona definida

É preciso conhecer e definir a sua persona.

Se você precisa de ajuda, meu treinamento Insta Para Afiliados possui aulas e ferramentas para você conseguir fazer isso.

Por exemplo, “Vender produtos na Hotmart” é um dos objetivos da MINHA persona.

Logo, você precisa conhecer muito bem a sua.

2 – Objetivo claro

Faça as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Por que você está postando esse conteúdo?
  • É para criar conexão?
  • Atrair pessoas?
  • Vender?
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Conhecer a sua persona é o principal para saber o que postar para ganhar seguidores no Instagram.

Para criar conexão, o objetivo do post é receber comentários.

Com conteúdo para atrair pessoas, o objetivo é atrair novos seguidores.

Se você quer vender, o objetivo é que as pessoas acessem um link na bio ou se cadastrem na sua lista.

Portanto, é preciso, antes, ter um objetivo com a sua publicação.

No Insta para Afiliados, eu te entrego o Mapa dos Conteúdos de Sucesso com um cronograma de quando postar, o que postar e quais os tipos de conteúdo que você vai postar.

Praticamente, você pode copiar e colar, adaptando para o seu nicho.

3 – Headline atrativa

A headline nada mais é do que o título da sua publicação.

Um dos princípios do post que dei como exemplo foi fazer essa chamada atrativa.

Nele, eu usei a chamada ‘VENDER NA HOTMART’, que tem a ver com o meu nicho, para gerar curiosidade em quem estiver passando pelo feed.

Já no próprio post, você também pode incluir uma chamada que vai quebrar a objeção.

4 – Solução

No post, entregue estratégias simples que seu público-alvo pode aplicar para ter resultados.

Ou seja, algo que ele já possa colocar em prática logo após consumir o seu conteúdo.

5 – Cascata de resultados

Se o objetivo do post é atrair pessoas, por que fazer uma pergunta de interação no final?

Porque, se você reparar, todos os seus posts que performam bem, estão nos tops das principais métricas (salvamentos, compartilhamentos, comentários).

Isso acontece, porque quando a pessoa gosta de um post, ela vai comentar e até salvar para aplicar.

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Criar conteúdos com objetivo e estratégia é o segredo de como ganhar mais seguidores no Instagram.

É isso que chamamos de cascata de resultados.

Você, enquanto produtor de conteúdo, coloca apenas um objetivo no post para não confundir a pessoa que está interagindo com você.

Mas se o post performar bem, ele vai te trazer mais de um resultado.

Predominantemente, elas vão fazer com que o seu objetivo principal seja cumprido.

 

Com este artigo, você já consegue criar posts para atrair muito mais seguidores.

Mas o que adianta atrair esse público e não saber o que fazer com ele?

Ou até mesmo, ficar perdido sobre o que postar em cada etapa do funil?

Foi pensando nisso que o meu treinamento, o Insta para Afiliados, tem uma aula com o passo a passo dos conteúdos que você deve criar para atrair, engajar e vender.

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No meu treinamento Insta para Afiliados, você acessa o passo a passo de como aumentar seus seguidores no Instagram.

Tudo com exemplos práticos que você pode se inspirar e aplicar.

É importante fazer com que seus seguidores passem por todas as etapas do funil de vendas.

O Insta para Afiliados tem mais de 150 aulas que vão “direto ao ponto” e você recebe o Mapa dos Conteúdos de Sucesso de graça.

 

Convido você a assistir o meu vídeo “Como criar CONTEÚDOS que atraem SEGUIDORES para seu perfil no Instagram”

Assista no Youtube clicando: https://youtu.be/Cx6gHbLuHnw

Conheça meu canal do YouTube: https://fiqueisemcracha.com.br/ytb

 

Até o próximo post.

Abrs.

Eu