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Que o Instagram é a uma das redes sociais mais usadas hoje em dia, a gente já sabe. Mas será que da para vender como afiliado no Instagram?
Eu vendo todos os dias como afiliada no Instagram.
E com as dicas que eu vou te dar, pode ter certeza de que você vai aprender a vender qualquer produto como afiliado por lá.
Inclusive, todos os dias, tem conteúdo novo lá no meu Instagram.
Então, se você ainda não me acompanha, é só seguir @luanafranco0. Vai ser um prazer ter você lá comigo.
A primeira coisa que você tem que ter em mente é que o seu Instagram precisa ser pensado para negócios.
Não é igual ao seu Instagram pessoal, onde você só posta coisas do seu interesse.
Você precisa ter foco na sua audiência e adotar uma estratégia. É pra isso que estamos aqui.
O conteúdo desse artigo é dividido em três partes.
Primeiro você vai aprender a estruturar o seu Instagram para deixá-lo prontinho pra receber os novos seguidores.
Você tem que pensar que essas pessoas são seus potenciais clientes, então, o seu perfil tem que ser interessante para que elas batam o olho e já queiram te seguir.
O segundo passo é aprender a produzir conteúdo relevante e de qualidade, porque só assim as pessoas vão continuar te acompanhando.
Então, você precisa fazer seus seguidores perceberem que no seu perfil é onde eles vão encontrar a solução para os seus problemas e também aquela palavra amiga que todo mundo precisa de vez em quando.
Por último, eu vou te ensinar algumas estratégias de conversão. É nessa hora que você vai aprender a transformar os seus seguidores em clientes.
Como vender como afiliado no Instagram.
1 – Deixar o seu perfil amigável para quem estiver chegando.
O que as pessoas veem logo de cara quando entram no seu perfil, é a sua foto e sua Bio, certo?
Então, você tem que caprichar nelas.
É legal você colocar uma foto sua no seu perfil, mesmo que seja o perfil do seu negócio.
As pessoas gostam de se relacionar com outras pessoas, então, para você que quer vender como afiliado no Instagram, essa é a melhor estratégia.
Na Bio do Instagram, você pode usar a sua criatividade. Mas presta atenção se quando as pessoas leem a sua Bio elas conseguem identificar logo de cara o seu conteúdo.
Então, se no seu Instagram você ajuda mulheres acima de 60 anos a manter a saúde através de uma alimentação saudável e atividade física, isso tem que ficar claro para qualquer um que chegar no seu perfil.
Você também não pode esquecer de deixar bem visíveis as suas informações de contato, seja e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio das pessoas se comunicarem com você.
Outra coisa importante é o seu nome de usuário, ele tem que ser fácil de ler e decorar para as pessoas te encontrarem facilmente.
Então, quando você for escolher o seu nome de usuário, tenta não colocar muitos números e pontuações. Quanto mais simples e objetivo, melhor.
Sabe o link da Bio? Esse espaço também é muito importante, porque é lá que você vai disponibilizar os seus links de afiliado.
Só dá pra colocar um link clicável na Bio do Instagram, então, o pulo do gato é você usar um multiplicador de links, como o Linktree.
Com o Linktree dá pra agrupar vários links numa única página, e aí você pode divulgar os seus links de afiliado, o seu site e o que mais você quiser.
2 – Manter os seguidores.
Lembrando que o seu perfil tem que ser público para as pessoas poderem acessar o seu conteúdo.
Estou falando isso porque muita gente acha que com o perfil privado vai conseguir atrair mais seguidores, mas isso é belo de um tiro no pé.
Outra coisa que você tem que fazer é definir quantos posts você consegue produzir na semana e manter essa frequência.
O legal é você postar todo dia, ou pelos menos, 5 vezes por semana no Feed e fazer, no mínimo, 6 Stories por dia, distribuídos ao longo do dia (3 de manhã, 3 a tarde, 3 a noite).
Mas se você consegue produzir só 3 posts de qualidade por semana, faça o melhor conteúdo que você puder. É melhor ter 3 posts muito bons do que 5 mais ou menos, concorda?
Além de constante, o seu conteúdo tem que ser específico.
O que isso significa? Significa que se o seu público-alvo são mulheres acima de 60 anos que estejam interessadas em cuidar da saúde – voltando ao exemplo anterior – você tem que produzir conteúdo para esse grupo de pessoas.
Você não vai falar sobre futebol, ou sobre contabilidade, sobre maquiagem ou qualquer outro assunto que não seja do interesse das pessoas que te acompanham.
A não ser que seja maquiagem para mulheres acima de 60 anos e você consiga fazer uma correlação com os interesses do seu público. Sacou?.
Você vai abordar assuntos que façam parte ao universo dessas mulheres, ou seja, assuntos relacionados à alimentação saudável e atividade física, porque é isso que elas estão buscando.
Então, procura dar dicas de como elas podem se exercitar em casa, como preparar receitas mais saudáveis, sem açúcar, esse tipo de coisa.
Assim, você vai entregar aos seus seguidores aquilo que eles precisam e agregando valor a eles.
E como resultado, elas começam a te acompanhar diariamente e reconhecer você como uma autoridade para elas.
Daí elas começam a interagir com você, compartilhar seu conteúdo, indicar você e em algum momento, comprar de você.
Com essas estratégias que falei até aqui, você já está a meio caminho andado para vender como afiliado no Instagram e ganhar dinheiro no Instagram como afiliado.
O Instagram é uma rede social com foco em imagens tanto das fotos quanto dos vídeos, então, caprichar nas imagens dos seus posts é muito importante para prender a atenção do seu público quando eles estiverem rolando o Feed.
No meio de todas as outras postagens, a sua precisa se destacar.
Para isso, você pode, e deve, usar e abusar de todos os recursos que o Instagram disponibiliza, variando entre fotos, carrosséis informativos, vídeos curtos, vídeos longos do IGTV.
E é claro, o Reels que é mais novo queridinho do Instagram.
Os vídeos prendem a atenção das pessoas no seu post, isso faz o Instagram entender que o seu conteúdo é relevante e aí ele aumenta o seu alcance.
Você pode gravar vídeos batendo um papo descontraído com seus seguidores, se posicionando em relação a algum assunto, respondendo dúvidas ou só ensinando à sua audiência alguma coisa que ela gostaria de saber.
Outra forma de fazer sua postagem ser encontrada por um público ainda maior, é usando recursos de marcação, localização e as hashtags do jeito certo. E que jeito é esse?
O Instagram não é um mecanismo de busca como o Google ou o YouTube.
Por isso é muito importante adicionar as 5 hashtags relevantes relacionadas ao seu conteúdo nas legendas, marcar o Instagram de pessoas ou marcas que estão relacionadas ao seu post.
Atenção: não marque ninguém que não esteja diretamente relacionado ao seu conteúdo. Isso é surfar numa onda que não é sua, é muito feio, não faça isso.
E marcar localizações nas fotos. Isso aumenta suas chances de ser descoberto.
Então, se você posta uma foto de um bolo de chocolate sem açúcar, você tem que colocar na sua legenda as principais palavras relacionadas àquela foto.
Por exemplo, você pode colocar: “A receita de hoje é um #bolodechocolate delicioso e #semaçúcar”.
Você ensina a receita e aí, para alavancar ainda mais esse post, você pode usar as hashtags que o público interessado nesse nicho segue.
Nesse caso, você poderia colocar na legenda a #saudavel, #receitasaudavel e por aí vai.
Ah, e tem também os Stories, eles são excelentes para aumentar o seu engajamento. Os brasileiros são viciados em Stories.
O seu Feed precisa ser bem elaborado para que as pessoas que acabaram de chegar queiram ficar ali. Mas é nos Stories que você conquista essas pessoas.
Lá você pode mostrar o seu dia a dia, a sua rotina…
Você pode responder perguntas, marcar hashtags, compartilhar bastidores, abordar assuntos de interesse do seu publico e isso faz o seu público se identificar ainda mais com você.
3 – Conversão.
Esse é o momento em que você me pergunta: mas Luana como eu vou vender?
Pois é, esse aqui é o momento em que todo o trabalho que você teve faz sentido.
Em todos os posts que você fizer, você vai incluir uma chamada para ação na legenda dos seus posts, no final do seu vídeo, no final do seu carrossel. Essa chamada para ação pode ser de venda sem vender (vou te explicar como) ou levando seus seguidores para um lugar mais reservado, que pode ser o Direct, Telegram, seu Whatsapp.
Por isso que antes de fazer o seu post, você já tem que saber o tipo de pessoa que você quer atingir e quais são as dores dela.
Isso vai depender do produto que você está promovendo.
Então, se você quer divulgar um curso que ensina mulheres a se exercitarem em casa, você vai usar assuntos como esse no dia a dia do seu Instagram.
Então como exemplo prático, você pode postar nos seus Stories ou no IGTV um vídeo seu fazendo alguns exercícios na sua casa, com roupa de ginástica e tal.
Aí no final desse vídeo você fala com a sua audiência para conseguir vender como afiliado nop Instagram:
“Nossa como eu estou me sentindo bem agora.
Só que hoje mais cedo eu estava morrendo de preguiça de me exercitar hoje, porque tinha que me arrumar, ir pra academia.
O que me salvou foi o programa de exercícios da professora fulana de tal. Assim não tem mais desculpas para eu me boicotar em cuidar da minha saúde.
Posso treinar em casa.
Se você quiser conhecer o trabalho dela e treinar em casa também, é só me mandar um Direct ou me chamar no WhatsApp pelo Link que está aqui na descrição, que eu te falo como você também pode participar e se exercitar para perder peso sem sair de casa.”
Se a pessoa te chamar no Direct, WhatsApp, enfim, em um lugar mais reservado é porque ela está muito interessada.
O que você tem que fazer ali é quebrar as objeções e tirar as principais dúvidas e deixar claro que a melhor solução está no produto que você oferece.
Dá para fazer isso no IGTV, nos posts, até nos Stories. Se for vídeo de 1 minuto no feed você pode mandar para Bio.
Essa é uma copy bem simples, mas assim você vai inserir a venda de forma sutil, no meio de uma conversa com aquele público específico que nós falamos no início do artigo.
Ou seja, pessoas que querem perder peso sem ter que ir pra academia, e no final você aponta uma solução para elas.
Como você conversou ali no tete a tete e mostrou que o produto trouxe resultado para você, as pessoas vão se sentir mais confiantes para entrar em contato.
Um detalhe importante é que você só vai mandar o seu Link de afiliado para as pessoas que te procurarem.
Ou, se você preferir, nos Stories você já as direciona para o link da sua Bio.
Então, em vez de falar “Se você quiser conhecer o trabalho da professora fulana de tal, é só me mandar um Direct ou chamar no WhatsApp”.
Você diz “Se você quiser conhecer o trabalho dela, é só conferir lá no link da minha Bio”, essa é outra estratégia.
O seu trabalho é apresentar a solução para algum problema específico que alguém da sua audiência pode ter.
Se a pessoa tiver interessada, ela vai acessar o link que você indicou e o próprio produtor é quem vai fazer a venda.
Então, interaja bastante com seu público, responda os comentários, os Directs, procura saber das dores da sua audiência e ofereça soluções reais para ela.
Eu vou deixar aqui um checklist de Instagram para vender como afiliado.
É um resumo de tudo que eu te falei aqui e mais algumas dicas para você usar o seu Instagram para ganhar dinheiro.
Convido você a assistir ao meu vídeo “ Como Vender no Instagram em 2020 como Afiliado Hotmart “
Assista no YouTube clicando aqui: https://youtu.be/yTBAfU2WhuU
Conheça meu canal do YouTube: https://fiqueisemcracha.com.br/ytb
Até o próximo post.
Abrs.
Eu