Os 09 princípios de criatividade e inovação – O Segredo da Criatividade da Google

Acredito que, assim como eu, você está sempre buscando fazer algo novo e melhor, mas inventar algo realmente diferente parece sempre raro e muito difícil. Hoje, vou te mostrar que ter criatividade e inovação não é assim tão complicado, basta você buscar os estímulos certos.

Em novembro de 2016, fiz uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, e visitei a maior empresa de comunicação do mundo, a Google. Foi uma viagem grandiosa e não poderia deixar de dividir com vocês, pois a Google é uma verdadeira fonte de inspiração para falar sobre criatividade e inovação.

Esse mascote é um símbolo de criatividade e inovação da Google
Esse mascote é um símbolo de criatividade e inovação da Google

E vocês sabem que eu prezo muito pela criatividade e inovação e deixo isso claro sempre. A maior referência que posso citar é o nome desse blog. Por mais diferente que fossem os nomes buscados pelo meu público-alvo no mecanismo de busca da Google, esse nome, “Fiquei Sem Crachá”, conecta-se muito mais com eles.

Criatividade não é tão difícil quanto parece, mas ela precisa ser estimulada.

Existem muitos copiadores de conteúdos por aí e o que eles não sabem é que é muito mais fácil ter criatividade do que se imagina. Foi justamente por isso que escolhi a Google para falar com você sobre criatividade e inovação nas empresas.

Esse é um dos maiores princípios que essa empresa cativa junto aos funcionários e hoje nós vamos conhecer os nove princípios de inovação dessa gigante da tecnologia.

Os 09 princípios de Criatividade e Inovação

1- A inovação vem de qualquer lugar

Pensar em algo novo requer muita energia e a mente precisa ser bem trabalhada para que ideias inovadoras surjam, independente de quem seja a fonte dessas ideias.

A Google acredita que a inovação pode vir tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima e qualquer funcionário pode sugerir implementações dentro da companhia.

2- Foco no usuário

Pense no dinheiro mais tarde! Essa frase parece nada comercial, mas seu conceito realmente funciona. Quando você se concentra no usuário, no seu cliente, nas pessoas com que quer se comunicar, o restante se ajeita.

Tenha o usuário como prioridade e o sucesso virá automaticamente.
Tenha o usuário como prioridade e o sucesso virá automaticamente.

Não é assim que a gente pensa no marketing digital? Precisamos dar muito conteúdo para nossa audiência e depois as vendas aparecem naturalmente. Quando você entretém sua audiência, quando você informa, quando você educa, não é isso que acontece?

Eu sempre abordo esse assunto no blog. Muita informação, muito conteúdo de valor para sua audiência e as vendas vão ser a consequência.

3- Seja 10x (dez vezes) melhor

Se você quiser melhorar somente dez ou vinte por cento, a Google prega que isso nunca será suficiente para você ser grandioso, então as metas da empresa são sempre de melhorar dez vezes mais do que as metas iniciais.

Em resumo, sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, então tenhamos metas ousadas. Temos que acreditar no nosso potencial, na nossa capacidade e explorar o máximo que pudermos dos nossos negócios.

4- Aposte nos conhecimentos técnicos

Sempre pensando que a tecnologia deve ser explorada ao máximo, buscando novos conhecimentos, a Google não pára de inovar e criar produtos que possam fazer a diferença na vida do seu usuário final.

Com essa proposta eles criaram o Android e hoje, sua principal criação, que mudará muito a forma com que vivemos, são os carros sem motorista, que estão em fase de teste.

E no marketing digital também é assim, temos que ter criatividade e inovação na educação, estudar bastante, implementar, fazer testes, buscar conhecimento técnico sobre os nosso negócios e assim abrir a mente para novas possibilidades de crescimento.

5- Interaja com os usuários

Acreditando na máxima que “o feito é melhor que o perfeito”, antes mesmo de lançar qualquer dispositivo no mercado, a Google precisa que os usuários tenham contato com o produto a ser lançado.

Google, uma gigante da tecnologia, criatividade e inovação.
Google, uma gigante da tecnologia, criatividade e inovação.

Após experimentarem o produto, os usuários podem dar sua opinião e com base nesses dados as melhorias serão feitas e o produto final atingirá níveis próximos de perfeição. Assim o usuário se torna um agente de participação direta na criação, no lançamento e na melhoria dos produtos.

Essa prática pode ser facilmente utilizada no marketing digital. E não devemos esquecer que tudo é teste. Nós precisamos primeiro testar, mostrar para a audiência, perguntar, ver o que eles acham e só depois melhorar cada ponto.

O resultado disso é um serviço de maior qualidade, melhoria dos produtos, valorização das ofertas e crescimento dos negócios.

6- 20% do tempo

A Google sempre oferece aos seus funcionários um dia na semana para que eles trabalhem nos projetos prediletos. Isso faz com que essa empresa consiga aumentar potencialmente a capacidade de melhoria nos seus produtos, nos seus projetos e nos seus processos.

Essa é uma ideia genial, não é? E nós que trabalhamos com marketing digital sabemos como é importante trabalhar com o que a gente ama!

7- Tenha um padrão para criar os seus processos

O padrão da Google é sempre aproveitar a energia coletiva. Então, na maioria dos seus projetos eles permitem que outras pessoas ou toda a equipe possam contribuir dentro do mesmo projeto. Não há membro fixo, não há donos de projetos, todos podem acrescentar pontos válidos.

E a gente pode aplicar isso também dentro dos nossos negócios. Por exemplo, eu peço sempre para vocês deixarem sugestões de conteúdo nos comentários, interagirem comigo por e-mail e redes sociais, com sugestões de conteúdos, avaliando vídeos e outras publicações.

Uso tudo isso para criar um conteúdo com quê vocês se identifiquem, permita que vocês adquiram cada vez mais conhecimento sobre o mercado digital, possibilitando dessa forma que eu faça melhorias no meu negócio.

8- Falhe muito!

Uma das afirmações da Google é que fracassar é parte natural do processo e quanto mais você falhar, mais você aumenta suas chances de acertar e de melhorar o seu processo.

Eles dizem que se você não falhar muitas vezes, você não está se esforçando o suficiente. Para eles o fracasso é uma questão de honra.

9- Tenha uma missão importante

Para eles esse é o principio e mais importante de todos os princípios. Na Google, todos os colaboradores tem um senso de missão e propósito muito forte. Eles precisam acreditar que o que eles fazem tem um impacto muito importante e positivo na vida de milhões de pessoas.

Qual sua missão para esse ano?
Qual sua missão para esse ano?

Ter um propósito na vida é algo muito importante, vocês concordam? E é muito importante termos propósitos com os nossos negócios e que sejam além da consequência, que é ganhar dinheiro. Um propósito precisa ter um valor para outras pessoas que não seja você.

Todos esses princípios também podem te ajudar a ser mais criativo e inovador nos seus negócios pela internet.

É isso! Te convido a assistir este vídeo onde eu te falo sobre Os 09 princípios de criatividade e inovação – O Segredo da Criatividade da Google.

E você, quais são seus princípios de inovação e criatividade?

Deixa sua opinião nos comentários para mim.

Se você gostou desse artigo, compartilha com seus amigos e inspire outras pessoas a serem mais criativas também.

Abraços, sucesso e até o próximo post.

Eu