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Neste artigo, vou falar sobre como vender nos Stories do Instagram através do funil de vendas.
O Story é uma das ferramentas mais poderosas de conversão do Instagram ou até mesmo de toda a internet.
Muitas pessoas que fazem Stories costumam se sentir completamente ignoradas e, muitas vezes, ficam com vergonha ou receio, por não receberem nenhum tipo de interação.
Essas pessoas se sentem um pouco frustradas por não conseguirem gerar aquele engajamento ou retenção das pessoas.
Isso acontece muito, por conta do seguinte segredo.
O conteúdo dos seus Stories não pode e não deve ser sobre você.
É sobre o outro e o que ele pensa, sente, deseja e sobre o que você pode oferecer para ele.
Então, é por isso que é tão importante definir o seu nicho, a sua persona, estar com a casa arrumada, gerar conteúdo que faça conexão com as pessoas.
O que importa é o sentimento e a emoção que você vai gerar nas pessoas que estão assistindo aos seus Stories.
Quando eu me conecto com uma pessoa, tenho vontade de continuar acompanhando.
Esse é o primeiro ponto.
Como vender qualquer coisa nos Stories do Instagram?
A gente precisa fazer com que as pessoas que assistem, nossos potenciais clientes, passem pelo que chamamos de Funil de Vendas.
Essa é uma estratégia de Marketing.
O Funil de Vendas, nada mais é do que o percurso que o cliente faz desde o primeiro contato até comprar de você.
Por que chamamos essa estratégia de Funil?
Isso é pelo formato de casquinha de sorvete ou de filtro de café.
Nele, eu tenho mais pessoas no Topo e menos pessoas no Fundo.
Geralmente, trabalhamos para trazer muitas pessoas para outro nível de consciência.
Quem são essas pessoas?
São aquelas que vão começar a te assistir lá no seu primeiro Story.
É muito comum ter a seguinte situação:
Vamos supor que você tem 100 visualizações nos Stories.
Quando você terminar sua sequência, provavelmente, você vai ter menos – entre 50, 40, 30 visualizações dos Stories.
É assim que funciona.
As pessoas vão assistindo e vão abandonando.
Por que isso acontece?
Acontece porque elas estão ali passando por um funil de interesse.
Elas começam interessadas e, daqui a pouco, vão se desinteressando do seu conteúdo porque, talvez, aquele conteúdo que você escolheu compartilhar com elas naquele momento não gera interesse.
Está tudo bem. É assim mesmo. Então, isso faz com que a gente se sinta muito melhor.
Porque, se já sabemos que isso é previsto, inclusive em Marketing, e que existe até uma representação de imagem que nos mostra isso, é porque isso é muito normal.
Isso acontece com você e com qualquer pessoa, independente do tamanho dela.
Todo mundo faz com que os seus potenciais clientes passem por um Funil de Vendas.
Nos seus Stories, acontece exatamente a mesma coisa.
Como aplicar o Funil de Vendas para vender nos Stories do Instagram?
Você faz um trabalho estratégico com seu potencial cliente e com as pessoas que te acompanham nos Stories, aquelas que você conseguiu atrair como seus seguidores.
Depois que você produziu o seu Conteúdo Fire na sua casa arrumada, eles se interessaram, passaram a te seguir e vão assistir aos seus Stories.
O que você tem que fazer?
Você tem que fazer essa galera passar pelo seu funil, mesmo sabendo que 100 vão começar e só 30 vão terminar.
Esses 30, se você vender para esses 30, você está com dinheiro no bolso.
Então, está maravilhoso, não tem problema se 100 começaram e 30 terminaram, contanto que você consiga converter 10 que seja.
Imagine: 10 vendas por dia.
1 – Topo do Funil
Primeiramente, quem são as pessoas do topo do funil?
São as pessoas que ainda não sabem do que se trata e não tem nenhum tipo de nível de consciência.
Às vezes, ela nem sabe que tem um problema e que esse problema pode ter uma solução.
Ela está convivendo com aquele problema sem saber que ela pode resolver aquilo, sem saber qual é a transformação que ela vai ter se conseguir resolver aquilo.
Tudo isso é você que tem que mostrar pra ela.
A primeira coisa que você tem que fazer no topo do funil é atrair a atenção dessa pessoa para os seus Stories.
Isso porque, no final, você vai vender para ela.
Então, o topo é pura e simplesmente para atrair a atenção do seu potencial cliente.
Tudo o que você quer é que ele assista aos seus próximos Stories.
São conteúdos de Stories para atrair a atenção através das dores e desejos.
Exemplo: viagens, ganhos, corpo, conquistas…
No meu treinamento sobre vender no Instagram, o Insta para Afiliados, trabalho com exemplos mais aprofundados.
O que fazer nesse caso?
Crie stories que atraiam a atenção do seu público gerando:
- Curiosidade (você pode começar os Stories com frases como “tenho uma coisa para te contar…”, “comprei uma coisa que vocês não vão acreditar”, “hoje, preciso falar uma coisa importante com vocês”, “vocês não imaginam a loucura que eu fiz”, “vou viajar para um lugar e depois conto para onde é”…);
- Desejo;
- Dores;
- Necessidades.
2 – Meio do Funil
No meio do funil, o que devemos fazer?
Depois que você já trouxe seu potencial cliente para um nível de consciência de que ele tem um problema e que esse problema tem solução, você trabalha com o meio do funil.
Você começa a explicar para ele como seria essa transformação.
No caso, você posta conteúdos mais aprofundados, que geram conexão, interesse, desejo, como:
- Explicar de uma maneira mais detalhada como é que ele teria essa solução;
- Mostrar como ele resolveria esse problema;
- Como outras pessoas já solucionaram esse problema;
- Ilustrar como seria a vida dele se ele tivesse solucionado esse problema.
Depois de trazer as pessoas para o meio do funil, é preciso mantê-las ali.
O que você pode fazer nos Stories é criar enquetes fazendo perguntas sobre possíveis soluções para dores ou realização dos desejos.
Exemplos:
- Você gostaria de TER, APRENDER, CONQUISTAR;
- Você tem medo de X, Y, Z?
- Você já pensou em fazer tal coisa?
Lembre-se sempre que o conteúdo não é sobre você, é sobre quem está assistindo aos seus Stories.
Você vai perguntar sobre as dores, sobre as necessidades, sobre os desejos, sobre o que querem conquistar, sobre o medo que sentem, sobre os fracassos.
Às vezes, a gente pensa que é muito difícil gerar conversa, gerar interação, mas isso é porque na maioria das vezes, você fala sobre você e não sobre o outro.
Você traz soluções para você mesmo e não para o outro.
E quando a gente consegue atrair pessoas para o meio do funil, começamos a destrinchar esse tipo de enquete.
Como é que você pode fazer isso?
Você pode fazer através da conexão, através da dor. Então, eu mesma sempre faço isso.
Conto alguma história minha, que tem relação com o assunto que eu to trazendo.
Por exemplo, se estou falando de medo, vou contar uma história minha sobre medo.
Se eu tenho uma solução relacionada a vídeos, eu posso falar sobre a minha história relacionada ao medo de fazer vídeos e como eu cheguei a uma solução para superar esse medo de fazer vídeos, que é algo que eu sei que o outro também tem.
Fazer perguntas sobre isso (a famosa Caixinha) e, depois, trazer assuntos mais aprofundados.
Tudo isso te ajuda a aumentar o nível de consciência do seu potencial cliente, para levá-lo para o fundo do funil.
3 – Fundo do Funil
Já o fundo de funil é a venda propriamente dita.
É o momento em que você convence o seu potencial cliente a adquirir o seu produto/serviço, quebrando as objeções e respondendo às dúvidas deles.
Se você não conseguir quebrar as objeções dele no meio do funil, você quebra no fundo do funil.
E como são os conteúdos do fundo do funil?
- Qual é o seu produto;
- Do que se trata;
- Quais são os módulos;
- Como é que a pessoa faz para comprar;
- Em quantas vezes;
- O que ele vai aprender.
Você pode trabalhar conteúdo para quebrar as principais objeções, como: não tenho tempo, não tenho dinheiro, como vai ser, não sou capaz, não consigo fazer…
Como é que a gente faz isso aqui dentro dos Stories?
1- Capriche nos stories de depoimentos;
2- Antes e depois;
3- Resultados de clientes;
4- Quebra de objeção.
É claro que também falamos sobre o produto em si, como é que ele faz para solucionar essa dor.
Para vender qualquer coisa nos Stories do Instagram, é preciso fazer com que as pessoas que assistem os seus Stories atravessem esse funil.
Você pode fazer isso no mesmo dia ou pegar uma semana ou um mês inteiro.
Isso deve ser de acordo com o seu cronograma de postagem.
Dicas extras para vender qualquer coisa nos Stories do Instagram
Ao final da sua sequência de meio de funil, você tem que trazer a pessoa para um desejo.
“E se eu te dissesse que tem uma solução?”
No meu caso, por exemplo, posso usar frases, como: “você já sentiu dificuldade de produzir conteúdo, de não saber que tipo de conteúdo você está produzindo, de não saber para quem você está produzindo conteúdo?”.
Esse é um exemplo de uma enquete para aplicar no meio do funil.
Na minha experiência, aprendi a mapear, aprendi quais são as ferramentas que eu poderia utilizar para descobrir quais conteúdos eu precisava gerar para o público que eu queria atingir, que queria levar à compra do produto que eu tinha para solucionar o problema.
E não foi uma solução do dia para a noite.
Foi uma solução que eu tive que errar e fracassar bastante até conseguir encontrar o caminho certo.
No Insta para Afiliados, meu curso para aprender a fazer vendas todos os dias pelo Instagram, eu criei uma ferramenta chamada Mapa dos Conteúdos de Sucesso.
Nela, eu mostro exatamente quais ferramentas usar e qual é a sequência e o tipo de conteúdo que você precisa gerar para trazer a pessoa de um nível de consciência A até o nível de consciência B, que é aquele que vai fazer o seu potencial cliente comprar de você.
Primeiro, eu identifico uma necessidade, gero uma conexão e, agora, eu estou partindo do meio do funil para o fundo do funil.
No meu caso, o fundo do funil é quando eu digo que, dentro do meu treinamento Insta para Afiliados, tem a solução para esse problema.
É na etapa do fundo do funil que você revela os detalhes do seu produto.
- Para quem é;
- Qual é a sua promessa;
- Valor (valor real x valor hoje);
- Detalhes do produto/serviço;
- Módulos;
- Aulas;
- Bônus;
- Condições de pagamento.
CTA – Chamada para Ação
No final da sua sequência de Stories, você vai fazer uma Chamada para Ação, também chamada de CTA ou Call to Action.
Isso vai de acordo com o cronograma que você vai criar.
Se você vai criar um cronograma de um dia ou semanal para fazer com que essa galera passe pelo seu funil.
No fundo do funil, quando seu seguidor está pronto para comprar, agora você deve direcionar qual ação ele deve tomar para finalizar a compra.
- Enviar para o direct;
- Link da bio;
- Clicar no link (stories);
- Mandar para o WhatsApp.
Escolha apenas uma chamada para ação para não confundir o seu seguidor.
Para fazer tudo isso, você precisa ter quem é a sua persona, as dores mapeadas e a solução que o produto pode trazer para o seu potencial cliente.
Com isso, você pode atrair a atenção do seu seguidor dentro dos Stories.
Imagina você conseguir fazer uma sequência de vendas nos Stories de forma simples e prática?
No depoimento de um dos meus alunos do Insta para Afiliados, ele diz que fez venda na primeira sequência de Stories que ele criou.
Lá no meu treinamento INSTA PARA AFILIADOS, eu ensino sequências para vender qualquer produto, de qualquer nicho, utilizando os Stories do Instagram.
Todos os módulos são sobre estratégias testadas e validadas por mim e pelos meus alunos para que você não tenha que quebrar a cabeça na hora de montar a sua estratégia de venda online.
Além disso, vai ser preciso colocar em prática.
Qual é a diferença da pessoa que consegue resultados e da pessoa que não consegue resultados?
A pessoa que consegue resultados aplica as estratégias na hora em que está assistindo a aula.
Dentro do Insta para Afiliados, eu te mostro como fazer a primeira venda em até 24 horas. Tem um monte de alunos que fizeram as primeiras vendas em 24 horas.
Quem foram esses alunos?
Aqueles que colocaram em prática.
Convido você a assistir o meu vídeo “Como VENDER Qualquer Coisa NOS STORIES do Instagram”
Assista no Youtube clicando: https://youtu.be/48cek0BO1M0
Conheça meu canal do YouTube: https://fiqueisemcracha.com.br/ytb
Até o próximo post.
Abrs.
Eu