5 Verdades Doídas Sobre o Trabalho em Casa Que Todo Empreendedor Deveria Saber

Por muitos aspectos o trabalho em casa tem suas vantagens. Flexibilidade no horário, não necessidade de deslocamento ou mobilidade, proximidade da família e muito outros que você vai percebendo com o tempo.

Mas trabalhar em casa também tem seus vilões e é bom você ficar de olho para não deixar sua produtividade ir por água abaixo.

trabalho-em-casa-duvidas

Se a produtividade diminui, consecutivamente seu salário também, ficar atento a esses vilões é fundamental para que você consiga de fato estabelecer uma rotina de trabalho em sua casa.

Nesse artigo falaremos sobre 5 (cinco) Verdades Doídas Sobre o Trabalho em Casa, Que Todo Empreendedor Deveria Saber antes mesmo de investir em um negócio próprio em casa.

1 – Não confunda trabalho em casa com férias em casa

São coisas muito distintas, não pense que só porque você vai ficar em casa, ficará o tempo todo no ócio assistindo TV e assaltando a geladeira.

Trabalho é trabalho! Trabalhar pode ser prazeroso, mas não é lazer. Se fosse lazer, nós pagaríamos para trabalhar, e não o contrário como acontece.

A gente paga para ir ao cinema, para ir ao clube, para ir a uma festa, certo? Então se trabalhar fosse lazer nós teríamos que pagar para trabalhar não é verdade?!

Pois bem, definitivamente trabalho é trabalho e lazer é lazer, se você não consegue distinguir os dois ficando em casa, então é melhor nem começar.

Se você tem a necessidade de acordar com o despertador, colocar o uniforme, chegar na empresa e bater seu cartão para poder se sentir de fato um trabalhador, então o trabalho em casa não é para você.

Escrevi um artigo com  idéias para trabalhar em casa. Clique aqui para ler.

2 – Tempo é dinheiro

Ficar em casa brigando com o conjunge em meio a um tumulto de filhos e tarefas domésticas, sem nenhuma prioridade ou plano de contingência é um caminho para o fracasso. Você vai precisar se organizar mais para trabalhar em casa.

Não enrole! Defina suas atividades e seus horários e mãos à obra. Nada de ficar lendo e-mails fora de hora, interagindo com quem está de fato trabalhando pelo Facebook, ou ficar vendo notícias na internet.

Principalmente para aqueles que dependem da internet, é fundamental manter o foco e não desviar a atenção quando se está disposto a produzir resultados com o trabalho em casa.

3 – Avise a família

Sem o apoio e a colaboração da família é impossível trabalhar em casa.

Você tem que estar alinhado com seus objetivos e também com aqueles que estão morando sob o mesmo teto que você. Conversar com sua família e fazê-los entender que apesar de estar em casa, você está trabalhando e explicar que sem foco você não terá produtividade, sem produtividade você não terá êxito nos seus negócios e consequentemente, não conseguirá resultados (dinheiro) é fundamental para o seu sucesso.

4 – Separe um lugar

Apesar de ser comum para aquele que se dispõe a trabalhar em casa, trabalhar e dormir no mesmo lugar, não é bom. 

Por que não é bom? Não é bom porque você não consegue relaxar direito quando for para relaxar.

Em um estado de tensão que muitas vezes o trabalho em casa nos deixa, deitar na cama e olhar para seus papéis, arquivos e computador já ataca a ansiedade e tira o sono.

Mesmo ficando longe do trabalho, muitas vezes não conseguimos dormir direito pensando nele. Imagine você deitar na sua cama e o trabalho estar ali junto, olhando para você, te convidando a tomar uma ação?!

Isso acaba com qualquer um!

Você pode passar até algumas horas com seu computador na cama de pijamas. Seu trabalho permite isso. Mas não faça sua cama de escritório!

Separe seu lugar de trabalho do seu lugar de descanso em sua casa.

5 – Assoviar e chupar cana

Esteja preparado para isso quando estiver disposto a trabalhar em casa. Ao contrário de um emprego formal em que você tem suas atividades bem definidas e seu departamento específico, quem trabalha em casa deve ser multidisciplinar, ou seja, você terá que executar todas ou várias atividades pertinentes ao seu negócio.

trabalho-em-casa-atividades

Eu sei que isso até acontece no mundo corporativo. Em todas as empresas pelas quais passei, precisava exercer várias funções e brincava com meus colegas dizendo que eu era o “Severino”. Mas acredite, quando você tem o seu próprio negócio, é bem diferente!

Você precisa gerenciar TUDO:

  • Planejar
  • Executar
  • Vender
  • Cobrar
  • Receber
  • Organizar as Finanças
  • Cuidar do Relacionamento com os Clientes
  • Lidar com as Reclamações
  • Buscar Inovações
  • Definir Seus Próprios Treinamentos
  • Tomas as Decisões que vão influenciar no futuro do seu negócio e muitas outras atividades que talvez em um emprego formal você não precisaria fazer.

Por essas e outras, analise bem como você lidará com todas essas nuances antes mesmo de tomar a decisão de trabalhar em casa por conta própria.

Tem remédio pra tudo nessa vida

Mesmo que você não se sinta uma pessoa suficientemente organizada para trabalhar em casa, saiba que você é capaz de criar hábitos poderosos que o tornarão uma pessoa plenamente apta a exercer um trabalho de qualidade e altamente produtivo.

Se você já me acompanha aqui no Blog, então você já deve saber que durante anos eu trabalhei no mundo corporativo, usava crachá e batia ponto. Isso significa que minha rotina era toda voltada aos compromissos da empresa e que ficar em casa pra mim, significava descansar, cuidar da minha casa e ter momentos de lazer ao lado da minha família.

Essa transição foi um desafio, e para conseguir alcançar o êxito e criar novos hábitos eu precisei de ajuda.

Conheci uma empreendedora que se especializou no trabalho em casa e desde muito jovem já dava conta da rotina do empreendedorismo digital, cuidar de casa, filho e ainda tinha qualidade de vida. Mesmo trabalhando poucas horas por dia, ela desenvolveu um método de trabalho online de alta produtividade e faturou mais de R$ 200 mil reais trabalhando em casa.

Caso deseje conhecer esta jovem empreendedora e seu método de trabalho, clique aqui >>> http://fiqueisemcracha.com.br/5v-vma

De qualquer forma, não se apavore, pois apesar dos desafios serem grandes, ainda não conheci nada mais satisfatório profissionalmente do que saber que você “dá conta” de todos esses desafios e consegue fazer seu negócio crescer e prosperar.

Acredite: Não há nada melhor do que superar um bom desafio!

Um forte abraço e até o próximo post!

Luana Franco 

Rate this post

Comentários

Comentários