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Você precisa criar conteúdo para redes sociais e tem dúvidas de como fazer isso? Então você veio ao lugar certo.
Essa não é uma tarefa fácil, mas se você seguir as dicas que eu separei, certamente terá muito sucesso no planejamento de conteúdo para redes sociais, produzindo de forma dinâmica e criativa.
Saiba que cada ação que você tomar em suas redes sociais deve ser parte de uma estratégia de marketing maior e você precisa ter bem claro quais são seus objetivos com cada ação.
Isso significa que cada post, resposta ou comentário devem ter como foco o seu plano de negócios.
03 dicas para criar conteúdo para redes sociais.
Eu preparei um artigo incrível que em 3 passos que ensinam a produzir conteúdos que farão você ter uma conexão magnética com o seu público nas redes sociais.
1 – Cronograma de conteúdo para mídias sociais
Para produzir conteúdo para redes sociais, inicialmente você precisa saber em que dia vai postar cada peça e não pode esquecer nunca que seus princípios de produção seguem a ideia de educar, entreter e motivar a sua audiência.
Eu criei um calendário semanal e considerei os meus principais meios de comunicação com a minha audiência, que são o blog, o canal, Facebook e Instagram.
Você pode me questionar por que incluí produção de conteúdo para sites e blogs se a criação é de conteúdo para redes sociais? Porque o conteúdo que eu vou postar nas minhas redes sociais pode ser proveniente do blog ou do canal.
Por exemplo, toda terça-feira você vai postar um artigo no seu blog e criar um conteúdo para redes sociais ao postar a imagem do artigo, o link do artigo e fazer uma chamada para ação para seu público das mídias sociais ler o artigo toda terça-feira no seu blog.
Lembrando que eu considerei nesse calendário que você vai fazer uma postagem por dia.
Já o seu canal no Youtube, que é um portal importante para se comunicar com a audiência, também auxilia na criação de conteúdo para redes sociais.
Se bem utilizado, seu canal pode ser sua principal fonte de venda e para utilizar essa ferramenta da forma correta e lucrar bastante com ela aconselho que você de uma olhada no conteúdo do Viver de YouTube.
Então, ao postar vídeos no seu canal todas às segundas e às quintas, você também fará as postagens nas suas redes sociais da thumbnail, ou seja, da miniatura do seu vídeo, para chamar as pessoas para o link do seu vídeo, fazendo com que elas acessem o seu canal do Youtube.
Nos outros dias você vai se preocupar com os três pilares, educar, entreter e motivar. Eu estou apenas sugerindo as atividades e seus respectivos dias de ação, mas deixo claro que você pode fazer do jeito que achar melhor.
Calendário postagem de conteúdo para redes sociais
No domingo: Postar uma frase de motivação;
Na segunda-feira: A imagem do vídeo;
Na terça-feira: A chamada para o artigo;
Na quarta-feira: Um conteúdo ou dica;
Na quinta-feira: A chamada para seu vídeo com a thumbnail;
Na sexta-feira: Uma imagem engraçada para as pessoas já entrarem no final de semana de bom humor;
No sábado: Uma imagem de motivação ou de entretenimento;
E no domingo começa tudo outra vez: Uma frase novamente de motivação para a pessoa começar a semana com a corda toda.
Esse é um exemplo de calendário que você pode fazer para gestão de conteúdo para redes sociais e siga sempre à risca para que você consiga variar o tipo de conteúdo.
2 – Ter ideias
Para criar conteúdo para redes sociais você não precisa ficar sentado no sofá, olhando para o teto e esperando a ideia cair do céu. Inclusive já mostrei os segredos da Google para ser inovador e criativo.
Você pode buscar produção de conteúdo para redes sociais em algumas fontes de conteúdo que eu separei para você.
Três fontes de conteúdo que vão trazer ideias incríveis para você munir a sua audiência de informações, entretenimento e motivações nas suas redes sociais.
A primeira delas é o Pinterest, uma rede social que mostra imagens, infográficos, frases de motivação.
Nele você vai encontrar uma série de conteúdo para utilizar ou para servir de inspiração para sua postagens.
Você pode buscar por imagens relacionadas ao seu nicho e encontrar informações que servem como dicas para você utilizar nas suas redes sociais diariamente.
Ou até mesmo, em infográficos, encontrar conteúdo que se desdobre em muitas postagens e sempre com um cunho educacional para sua audiência.
#DicaDaLuana: Não vai colocar conteúdo que não tem nada a ver com sua área de atuação ou com seu público alvo.
A próxima fonte de ideia que vou te mostrar é uma que todo mundo conhece que se chama Google.
Ao buscar por conteúdo na Google ela irá direcionar para um número grande de informações. Isso possibilita que você amplie seu campo de possibilidades, mas também pode te induzir ao erro.
Fazer pesquisas bem direcionadas, buscando por palavras chaves e filtrando o conteúdo apresentado com uma leitura clara e objetiva farão a diferença na riqueza e relevância das suas postagens.
A terceira fonte de ideias é a Google Alerts. Nele você cria um filtro padrão e todas as notícias relacionadas ao assunto são enviadas, periodicamente, para você de acordo com a frequência que você determinar.
Com essa ferramenta você pode viver munido de informações atualizadas e utilizar essas ideias para criar os seus próprios conteúdos para redes sociais.
3- Criar a sua imagem
Para criar imagens incríveis e utilizar na produção de conteúdo para redes sociais te apresento o site Canva.
Essa é uma ferramenta que é gratuita e online, ou seja, você não precisa baixar nada para seu computador para gerar conteúdo para redes sociais de forma profissional.
Para ter acesso ao Canva basta efetuar um cadastro, mas a utilização da plataforma é extremamente intuitiva.
Nele você pode usar imagens do banco de dados existente ou pode fazer upload de imagens coletadas do banco de imagens gratuitas ou do seu acervo pessoal.
Se você quiser mais detalhes sobre como utilizar o Canva, basta assistir a toda playlist do meu Curso de Identidade Visual Gratuita com aparência profissional para seu negocio online ou para criar conteúdo para Facebook.
Conquistar através da imagem
Você deve buscar sempre conteúdo que crie identificação com seu público, seja com informações técnicas ou postagens engraçadas, gerando sempre empatia com sua audiência.
Você pode usar os memes do momento e conteúdos virais.
É isso! Te convido a assistir este vídeo “Como Produzir CONTEÚDO ILIMITADO para suas Redes Sociais em Apenas 3 PASSOS?!”
Compartilha comigo quais são as ferramentas que você utiliza para criar as suas imagens para as suas redes sociais, quais são os bancos de imagens. Vamos conversar mais sobre isso?
Abraços, sucesso e até o próximo post.
Eu