Como criar um FUNIL DE VENDAS NO INSTAGRAM.

Tempo de leitura: 7 minutos

Neste artigo você vai aprender sobre funil de vendas, como funciona um funil de vendas e como você pode usar um funil de vendas no seu negócio online.

Para começar eu quero esclarecer o que é um funil de vendas, que nada mais é que o caminho seguido pelos seus leads dentro do seu negócio até ele realizar a compra do seu produto.

Um funil começa com a boca mais larga e vai afunilando até ficar bem pequenininho. Ele possui topo, meio e fundo.

Como funciona um funil de vendas.
Como funciona um funil de vendas.

No topo do funil entra um monte de gente e para atrair essas pessoas você precisa criar conteúdo que desperta o interesse.

O meio do funil é um conteúdo onde você explica o problema e os caminhos.

Se a pessoa está interessada no assunto, ela passa a ficar ainda mais.

É nessa etapa que você fala dos problemas, toca nas dores, para que seu público entenda que você conhece o que ele sente.

Já no fundo do funil é o conteúdo que mostra a solução para esses problemas, ou seja, é onde você realiza a venda, oferecendo o produto ou serviço.

Funil de vendas em diferentes plataformas de comunicação.

O funil de vendas tem uma estrutura a ser seguida, mas ele funciona de formas diferentes, a depender de onde ele é aplicado, dependendo em qual plataforma de comunicação você vai utilizá-lo.

Um funil de vendas no e-mail marketing funciona de uma forma diferente do funil de vendas para Instagram, por exemplo.

Use um funil de vendas para fazer vendas no Instagram.
Use um funil de vendas para fazer vendas no Instagram.

No e-mail marketing você tem mais controle sobre em qual etapa do processo do funil o seu lead está entrando.

Então, você dá uma informação para ele e pode, na sequência, alimentá-lo com outros conteúdos de topo, depois de meio, para enfim chegar ao conteúdo de fundo.

Já no Instagram essa linha não se aplica, porque você não sabe e não tem controle em qual etapa do funil o seu seguidor está chegando na sua conta.

Não adianta você criar uma semana de conteúdo de topo, depois duas semanas de conteúdo de meio e em seguida mais uma semana de conteúdo de fundo.

Na primeira semana já pode chegar um lead aquecido, buscando conteúdo de fundo e você perder venda, porque ele não vai encontrar o que procura.

No Instagram, a melhor estratégia é você entender bem qual o seu conteúdo de topo, meio e fundo de funil e compartilhar conteúdo para os diferentes níveis toda semana, seguindo, claro, a estratégia de vendas que você desenhar para seu Instagram.

As pessoas que te acompanham no Instagram precisam ter acesso a conteúdos dos três níveis, pois não é você quem determina o caminho de compra delas nas redes sociais, é ela quem determina essa trajetória.

O que você pode fazer é guiá-la nessa jornada através do conteúdo que você compartilha.

Uma sacada paga!

Não tenha medo de vender. Eu conheço muita gente que tem medo de oferecer o produto ou serviço com que trabalha com receio que o lead ache que ela está ali só querendo vender.

Gente que cria conteúdo para o topo e o meio e fica com receio de criar conteúdo para fundo.

Uma coisa que você deve ter em mente é que ao oferecer seu produto ou serviço, a pessoa que compra ganha mais do que quem vende.

Dica que vale milhões!
Dica que vale milhões!

Quando eu comecei no marketing digital, eu procurei um curso que me mostrasse como montar minha estrutura online completa. Esse curso foi o Fórmula Negócio Online.

Na época eu paguei algo próximo a R$500.

Esse curso me mostrou o caminho para eu sair de desempregada para uma empreendedora online que já faturou mais de milhões, trabalha do conforto do lar e pode aproveitar o precioso tempo com aquilo que realmente tem valor nesta vida.

Olha como minha vida era antes e como é hoje.

Quem recebeu mais? O produtor do curso ou eu?

Então, não tenham medo de vender.

Busque pilares que te darão segurança sobre a transformação que você pode causar na vida do seu potencial cliente através do produto ou serviço que você vende e ofereça essa transformação.

Um desses pilares é ser integro. Procure produtos, crie produtos, venda produtos que realmente atendam as necessidades da sua persona.

Se você se comprometer com algo, cumpra, honre essa promessa. Indique um produto que entrega exatamente aquilo que você diz que pode acontecer.

Conteúdo para cada etapa do funil de vendas.

1 – ToFu – Topo de funil de vendas

Esse conteúdo desperta o interesse da sua audiência.

São conteúdos mais superficiais, que chama atenção e despertam o interesse de uma grande quantidade de pessoas para o seu perfil.

Como se fosse a vitrine da sua loja.

Nessa etapa você pode criar postagens com frases motivacionais, post para marcar pessoas, para compartilhar, para enviar por Direct, posts de datas comemorativas.

Tutoriais simples e vídeos virais como memes e vídeos engraçados funcionam muito bem.

Além de vídeos de dicas, tags e tours.

2 – MoFu – Meio de funil de vendas

Você cria para essa etapa do funil de vendas um conteúdo que explica o problema.

Nele você ensina algo que faz parte da solução, que facilita ou simplifica o problema, compartilha conteúdo técnico, mostra o valor de solucionar esse problema e dá razões para que a pessoa tenha interesse em comprar.

Nessa etapa você pode criar postagens com conteúdos que tiram dúvidas gerais, carrosséis que explicam o passo a passo, dicas de ferramentas, aplicativos que facilitam a vida.

Pode gravar vídeos de formas, passos, estratégias, vídeos de como fazer, tutoriais e ideias.

3 – BoFu – Fundo de funil de vendas

É aqui que você mostra que o problema da sua audiência tem solução.

Esse é o momento da oferta, da venda propriamente dita.

E como exemplos de postagens você pode criar algo que mostre o que é o produto, para que serve, para quem é, apresentar a promessa ofertada pelo produto.

Pode gravar vídeos de review, vídeo de comparação entre concorrentes, impressões sobre o produto, depoimentos sinceros.

Lembrete importante! Todos esses conteúdos precisam ter uma CTA muito forte, com um poder de direcionar a pessoa para a compra.

 

Aplicar um funil de vendas no Instagram faz parte de uma das etapas para você transformar sua conta em uma máquina de vendas.

Mas esse funil só vai funcionar bem se seu perfil estiver preparado para isso.

Se você atrair os seguidores certos, souber como transformar seguidores em clientes e conduzir uma venda pelo Direct.

Entender como despertar interesse pelo seu produto nos stories, se você souber como atrair leads e criar listas de clientes e dominar as técnicas para vender todos os dias pelo Instagram.

Entendendo a dificuldade que muitas pessoas têm em relação a fazer vendas pelo Instagram, que eu criei o Insta para Afiliados para mostrar como ter resultados como afiliados usando uma estrutura de negócio enxuta, mas muito eficiente.

A estratégia tem como foco o Instagram, uma ferramenta popular e fácil de ser utilizada.

 

Convido você conhecer o meu curso de Instagram: Insta para Afiliados, onde ensino do zero a trabalhar como afiliado profissional no Instagram.

 

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Conheça o Insta para Afiliados.
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