Como VENDER COMO AFILIADO NO INSTAGRAM do Jeito Certo. [Tutorial Completo]

Tempo de leitura: 14 minutos

Que o Instagram é uma das redes sociais mais usadas hoje em dia, a gente já sabe. Mas será que dá para vender como afiliado no Instagram?

Eu vendo todos os dias como afiliada no Instagram e com as dicas que eu vou te dar nesse artigo, pode ter certeza que você vai aprender a vender qualquer produto como afiliado por lá.

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Aprenda a usar seu Instagram para fazer vendas.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o seu Instagram precisa ser pensado para negócios. Não é igual ao seu instagram pessoal, onde você só posta coisas do seu interesse. 

Você precisa ter foco na sua audiência e adotar uma estratégia.

É para isso que estou aqui. O conteúdo desse artigo vai ser dividido em três partes. 

Primeiro, você vai aprender a estruturar seu Instagram, para deixá-lo prontinho para receber os novos seguidores. 

Você tem que pensar que essas pessoas são os seus potenciais clientes. Então, o seu perfil tem que ser interessante para que eles batam o olho e já queiram te seguir.

A segunda parte é aprender a produzir conteúdo relevante e de qualidade.

Porque só assim as pessoas vão continuar te acompanhando e, então, você precisa fazer os seus seguidores perceberem que no seu perfil é aonde eles vão encontrar a solução pros problemas deles.

Então, meio que aquela palavra amiga que todo mundo precisa de vez em quando.

E, por último, eu vou te ensinar algumas estratégias de conversão.

É nessa hora que você vai aprender a transformar os seus seguidores em clientes.

Vamos conferir as três etapas essenciais para vender no Instagram como afiliado.

Como VENDER COMO AFILIADO NO INSTAGRAM do Jeito Certo.

1 – Deixar o perfil amigável

Primeiro passo para vender como afiliado no Instagram é deixar o seu perfil amigável para quem estiver chegando. 

O que as pessoas veem de cara quando elas entram no seu perfil é a sua foto e a sua Bio, certo? 

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Seu perfil precisa captar a atenção de quem chega no seu Instagram.

Então, você tem que caprichar nelas. É legal você colocar uma foto sua no seu perfil, mesmo que seja um perfil de negócios, porque as pessoas gostam de se relacionar com outras pessoas.

Então, para você que quer vender como afiliado no instagram, essa é a melhor estratégia. 

Na Bio do Instagram, você pode usar a sua criatividade, mas tenha atenção se quando as pessoas leem a sua Bio, se elas conseguem identificar logo de cara o seu conteúdo. 

Por exemplo, se o seu Instagram ajuda mulheres acima de 60 anos a manter a saúde através de uma alimentação saudável e atividade física, isso tem que ficar claro para qualquer um que chegar no seu perfil. 

Você também não pode esquecer de deixar bem visível as suas informações de contato, seja email, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio das pessoas se comunicarem com você.

Outra coisa importante é o seu nome de usuário. Ele tem que ser fácil de ler, de decorar e de digitar para quea as pessoas te encontrem facilmente.

Quando for escolher seu nome de usuário, tente não colocar muitos números, pontuações (@123deoliveira4 não dá, né?). 

Quanto mais simples e objetivo, melhor. 

E sabe o link da Bio? Esse espaço também é muito importante, porque é lá que você vai disponibilizar os seus links de afiliado. Só dá para colocar um link clicável na bio. 

Então, o pulo do gato é você usar um multiplicador de links, como o Linktree. 

Com o Linktree, dá para você agrupar vários links em uma única página. E aí você pode divulgar os seus links de afiliado, pode divulgar o seu site, e o que mais você quiser.

Se você quiser aprender a usar essa ferramenta gratuita, você pode acessar esse artigo do blog

Agora que você já sabe como atrair de primeira a pessoa que chegou no seu perfil, a gente vai para o segundo passo que é sobre como manter os seguidores.

2 – Manter os seguidores

Seu perfil precisa ser público para vender como afiliado no Instagram, para que as pessoas possam acessar o seu conteúdo.

Estou falando isso porque muita gente acha que, com um perfil privado, vai conseguir atrair mais seguidores pela curiosidade, mas isso é um belo tiro no pé.

Outra coisa que você precisa fazer é definir quantos posts você consegue produzir na semana e manter essa frequência

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Faça com que as pessoas queiram ficar no seu Instagram.

O legal é você conseguir postar todo dia ou, pelo menos, cinco vezes por semana no seu feed  e fazer, no mínimo, 6 Stories por dia distribuídos ao longo do dia.

Seis não, nove. Três de manhã, três de tarde e três de noite. Isso é o mínimo do mínimo. 

O Instagram quer que a gente more lá. Então, temos que estar ali de forma consistente, mostrando que está levando a sério, pois se não damos moral pra ele, ele também não dá moral para a gente. 

Agora, se você consegue produzir só três posts de qualidade por semana, eu preciso que você faça o melhor que você puder. 

É melhor ter três posts muito bons do que cinco mais ou menos. 

No meu caso, eu posto todos os dias. Depois, você vai lá conferir qual vai ser o meu post de hoje, por exemplo.

Além de constante, seu conteúdo precisa ser específico. O que isso significa, Luana? 

Se seu público-alvo são mulheres acima de 60 anos que estão interessadas em cuidar da saúde, você tem que produzir conteúdo para esse grupo de pessoas.

Você não vai falar sobre futebol, contabilidade, nem sobre maquiagem ou qualquer outro assunto que não seja do interesse das pessoas que te acompanham.

A não ser que seja maquiagem para mulheres acima de 60 anos e que você consiga fazer uma correlação com esses interesses do seu público e da sua linha editorial. 

Você vai abordar assuntos que façam parte do universo dessas mulheres, ou seja, assuntos relacionados a alimentação saudável, atividade física.

Porque é isso que elas estão buscando no seu perfil. Procure dar dicas de como elas podem se exercitar em casa, como preparar receitas mais saudáveis sem açúcar, esse tipo de coisa.

Assim, você vai entregar para os seus seguidores aquilo que eles precisam e agregar valor para eles. 

Como resultado, elas começam a te acompanhar diariamente e reconhecer você como uma autoridade para elas.

Elas começam a interagir com você, compartilhar seu conteúdo, confiar em você e, em algum momento, comprar de você.

Com essas estratégias que eu falei até aqui, você já está meio caminho andado para ganhar dinheiro no Instagram como afiliado. 

O Instagram é uma rede social com foco em imagens. Tanto das fotos (hoje um pouco menos), quanto dos vídeos (muito mais).

Então, caprichar nas imagens dos seus posts, dos seus vídeos é muito importante para prender a atenção do seu público quando eles estiverem rolando o feed. 

No meio de todas as outras postagens, a sua precisa se destacar. Para isso, você pode e deve usar e abusar de todos os recursos que o Instagram disponibiliza, variando entre: 

  • Fotos;
  • Carrosséis; 
  • Informativos;
  • Vídeos curtos, vídeos longos e, 
  • Reels (o grande queridinho do Instagram).

Os vídeos prendem a atenção das pessoas no seu post e isso faz com que o Instagram entenda que o seu conteúdo é relevante e aumenta o seu alcance. 

Você pode gravar vídeos batendo um papo descontraído com seus seguidores, se posicionando em relação a algum assunto, respondendo dúvidas ou só ensinando para sua audiência alguma coisa que ela gosta, que ela gostaria de saber.

Você pode entrar nas tendências, mas sempre se preocupando em ensinar alguma coisa. O importante é você caprichar nos vídeos.

Outra forma de fazer a sua postagem ser encontrada por um público ainda maior é usando os recursos de marcação, de localização e as hashtags do jeito certo.

Que jeito certo é esse? 

O Instagram ainda não é um mecanismo de busca, como o Google, o Youtube.

Por isso, é muito importante você adicionar cinco hashtags relevantes ao seu conteúdo na legenda, marcar o instagram de pessoas ou de marcas que estão relacionadas ao seu post. 

Não vale marcar ninguém que não esteja diretamente relacionado ao seu conteúdo, ok? Isso de surfar uma onda que não é sua, é muito feio – não faça isso, senão eu vou lá e puxo a sua orelha.

Você pode também marcar a localização nas fotos e isso aumenta as suas chances de ser descoberto, de ter o seu post descoberto.

Então, se você posta uma foto de um bolo de chocolate sem açúcar, você tem que colocar na sua legenda as principais palavras relacionadas àquela foto.

Por exemplo, a receita de hoje é um #bolodechocolate delicioso #semaçúcar

Você ensina a receita para para alavancar ainda mais esse post, você pode usar as hashtags que o público interessado nesse nicho segue e, nesse caso, você poderia colocar na legenda a hashtag #saudável, #receitasaudável e por aí vai.

Também, os Stories são excelentes para aumentar o seu engajamento. 

Os brasileiros são viciados em stories, eu sou viciada em stories. Se você quiser aprender a vender pelos Stories, esse é o link para você assistir a um vídeo onde eu te ensino 4 formas de vender pelos Stories.

Seu feed precisa ser bem elaborado para que as pessoas que acabaram de chegar, queiram ficar ali. Mas é só nos stories que você conquista essas pessoas. 

Lá, você pode mostrar seu dia-a-dia, sua rotina, pode responder perguntas, marcar hashtags, compartilhar bastidores, abordar assuntos de interesse do seu público e isso faz com que ele se identifique ainda mais com você. 

Agora, vamos para o terceiro passo que é o mais importante de todos, o que mais desejamos, que é a conversão.

3 – Converter em vendas

Como é que eu vou literalmente vender como afiliado no Instagram ? 

Esse é o momento que todo o trabalho que você teve faz sentido. Em todos os posts que você fizer, você vai incluir uma chamada para ação na legenda dos seus posts, no final do seu vídeo, no final do seu carrossel. 

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Hora de fazer seus seguidores comprarem de você.

Essa chamada para ação pode ser de “vendas sem vender”. Vou te explicar como a seguir. Ou pode levar seus seguidores para um lugar mais reservado, como Direct, Telegram ou seu WhatsApp. 

Por isso que, antes de fazer o seu post, você já tem que saber que tipo de pessoa você quer atingir e quais são as dores dela. Isso vai depender do produto que você está promovendo.

Se você quer divulgar um curso que ensina mulheres a se exercitarem em casa, você vai usar assuntos como esse no dia-a-dia do seu Instagram. 

Por exemplo, você pode postar nos seus Stories ou nos Reels de vídeos mais longos, um vídeo seu fazendo alguns exercícios na sua casa, com roupa de ginástica. No final desse vídeo, você fala com a sua audiência: 

“Nossa, como eu estou me sentindo bem agora. Só que hoje mais cedo, eu estava morrendo de preguiça de me exercitar, porque tinha que me arrumar, tinha que ir para academia e o que me salvou foi o programa de exercícios da professora fulana de tal.

Se você quiser conhecer o trabalho dela e quiser treinar em casa também junto comigo, é só me mandar um Direct ou me chamar no WhatsApp pelo link que tá na minha Bio, que eu te falo como você também pode participar e se exercitar para perder peso sem sair de casa.” 

Se a pessoa te chamar no Direct, no WhatsApp ou em algum outro lugar reservado, é porque ela está muito interessada. 

O que você precisa fazer ali é quebrar as objeções e tirar as principais dúvidas, deixando claro que a melhor solução está no produto que você oferece. 

Dá para fazer isso nos Reels, nos Posts e até nos Stories. 

Essa é uma copy bem simples, mas você vai inserir a venda de uma forma muito sutil no meio de uma conversa com aquele público específico que a gente falou no início do vídeo.

Ou seja, pessoas que querem perder peso sem ter que ir para academia. 

No final, você vai apontar uma solução para elas, como você conversou ali no privado, mostrou que o produto trouxe resultado para você, as pessoas vão se sentir mais confiantes para entrar em contato. 

Um detalhe importante é que você só vai mandar o seu link de afiliado para as pessoas que te procurarem. Ou, se preferir, nos Stories, você já direciona elas para o link da sua Bio. 

Então, ao invés de falar, ‘Se você quiser conhecer o trabalho da professora fulana de tal, é só me chamar no Direct ou no WhatsApp’, você vai dizer: ‘Se você quiser conhecer o trabalho dela, é só conferir lá no link da minha Bio.’ Ou pode colocar o link direto’. Essa é uma outra estratégia. 

Seu trabalho é apresentar a solução para algum problema específico que alguém da sua audiência pode ter.

Se a pessoa estiver interessada, ela vai acessar o link que você indicou e o próprio produtor é quem vai fazer a venda. 

Então, interaja bastante com seu público, responda aos comentários, aos Directs, você precisa procurar saber das dores da sua audiência e oferecer soluções reais para ela.

Vou deixar um checklist de Instagram para vender como afiliado

Lá tem o resumo de tudo o que te falei aqui e mais algumas dicas para você usar o seu Instagram para ganhar dinheiro. 

Também vou deixar aqui o link do meu treinamento para você conhecer o passo a passo de como trabalhar de forma profissional como afiliado utilizando o seu Instagram. Vou te mostrar o método que eu utilizo para faturar mais de R$ 50 mil reais por mês trabalhando como afiliada.

Então, recapitulando, se você quer ganhar dinheiro como afiliado no Instagram, você precisa:

  • Adicionar uma boa foto de perfil;
  • Preencher todas as informações da sua sua bio;
  • Definir o seu público alvo e os produtos que você vai promover;
  • Gerar conteúdo de qualidade usando todas as ferramentas que o instagram disponibiliza;
  • Usar bem as hashtags, as marcações, as localizações;
  • Fazer vídeos;
  • Ter consistência;
  • Interagir com a sua audiência;
  • Fazer chamadas para ação nos seus posts, vídeos, Stories;
  • Direcionar para Direct, onde você pode tirar dúvidas, quebrar objeções e converter em vendas.
  •  

Convido você a assistir o meu vídeo “Como VENDER COMO AFILIADO NO INSTAGRAM do Jeito Certo. [Tutorial Completo]”.

Assista no YouTube clicando aqui:  https://youtu.be/0rycMwY3ch8

Conheça meu canal do YouTube: https://fiqueisemcracha.com.br/ytb 

Até o próximo post.

Abrs.

Eu