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Um dos maiores conflitos que o empreendedor digital precisa lidar no comecinho do seu projeto é como será seu perfil nas redes sociais.
Isso porque, faz parte da rotina de trabalho, se manter ativo em canais como Facebook e Instagram.
A maioria de nós sempre utilizou as redes sociais como canal de comunicação com amigos e familiares.
Ao modificar a finalidade dessa plataforma para assuntos profissionais, surge a dúvida: perfil nas redes sociais deve ser pessoal ou profissional?
Dá para ter as duas opções de perfil nas redes sociais? Devo manter um perfil pessoal e nele falar também de trabalho? O que fazer?
Nós já sabemos que para você falar sobre assuntos profissionais tanto no Facebook quanto no Instagram o mais indicado é que você tenha canais profissionais.
No Facebook você precisa ter uma fanpage e no Instagram você precisa também de um perfil profissional.
Mesmo assim muita gente vai procurar o seu perfil pessoal e vai te mandar uma solicitação de amizade.
Isso acontece muito, é comum que as pessoas se sintam suas amigas e não apenas acompanhando seu negócio.
Mas cabe a você tomar a decisão de aceitar ou não.
Nisso eu preciso te dizer o seguinte, em relação ao perfil nas redes sociais não existe uma resposta certa. O que eu vou compartilhar é a minha experiência.
A ação que eu tive inicialmente foi de manter o meu perfil pessoal. Eu me arrependi? Sim e muito!
Porque, conforme eu ia participando de grupos e começando a postar meus conteúdos, eu comecei a receber muitas solicitações de amizade de empreendedores, de pessoas que estavam interessados nesse negócio.
Comecei a aceitar de fato, sem me preocupar com o perfil nas redes sociais, mantendo o meu perfil pessoal.
O que aconteceu é que eu comecei a ter o meu feed de notícias infestado de pessoas que eu não conhecia realmente.
Pessoas que mesmo tendo me enviado o convite para amizade, não interagiam comigo em lugar nenhum e eu na inocência acabei aceitando um monte de gente estranha.
Por fim, eu só tinha no meu feed de notícias pessoal assuntos relacionados a marketing digital e sem visualização de assuntos da minha vida particular.
Não via as fotos das minhas afilhadas, postagens do meu marido, nem as coisas que a minha mãe publicava.
Não via mais nada da minha vida pessoal e o irônico é que entrei no marketing digital, afinal de contas, para ter mais vida pessoal.
Então tinha alguma coisa que não estava casando.
Outra coisa que aconteceu comigo referente ao perfil nas redes sociais é que logo no início não compartilhei com todo mundo o que eu estava fazendo.
Contei apenas para os amigos mais íntimos que estava trabalhando com marketing digital, porque é um negócio muito novo e o novo assusta todo mundo.
Eu tinha receio que as pessoas achassem que era golpe, pirâmide financeira ou que me abordassem com algum tipo de mensagem negativa.
E nesse momento não queria gastar meu tempo e energia tendo que explicar para as pessoas o que eu tava fazendo, que podia dar certo e tão pouco queria absorver aquela vibe negativa.
Eu não precisava daquilo, eu precisava concentrar minhas energias no meu trabalho.
Então isso se tornou um problema para mim, porque eu continuei usando meu perfil pessoal e as pessoas que estavam no meu perfil pessoal, os meus amigos da vida pessoal, não podiam saber o que eu estava fazendo.
Foi nesse momento que eu tive que tomar uma decisão para resolver isso.
Como resolvi a questão do meu perfil nas redes sociais?
Eu tinha como problema as postagens de estranhos que eu não queria ver no meu feed de notícias.
E não queria correr o risco de pessoas que eu não queria que soubesse o que eu estava fazendo, ficassem sabendo.
Então as duas ações que eu tomei para resolver meu problema de perfil nas redes sociais foram de certa forma fácil, mas deu muito trabalho.
1 – Amigos da vida pessoal
A primeira coisa que eu fiz foi resolver a questão dos meus amigos de da vida pessoal não terem acesso às informações no meu âmbito profissional.
Para isso eu criei categoria de amizades no Facebook. Determinei a categoria de amigos e amigos marketing digital.
Todas as vezes que eu postava alguma coisa relacionada ao marketing digital, seja tirar uma dúvida, promover uma postagem do meu blog ou convidar as pessoas para seguir a minha fanpage.
Eu fazia uma postagem no meu perfil pessoal e mudava a privacidade da minha postagem, determinando que apenas a categoria “amigos marketing digital” pudesse visualizar.
Quando ocorria o contrario, quando a postagem era pessoal e não queria que as pessoas do meio profissional tivessem acesso mudava a privacidade para “não mostrar” para “amigos marketing digital”.
É uma ferramenta simples, disponível no Facebook e que ajuda você a gerenciar a privacidade de cada postagem.
2 – Feeed de notícias
Para resolver meu segundo problema no perfil das redes sociais, eu precisava deixar meu feed de notícias com informações que eu julgava relevante.
E esse foi o que deu mais trabalho.
Eu tive que pegar todos os meus amigos do marketing digital, todas aquelas mil pessoas que já havia aceitado e deixar de seguir uma por uma.
Eu não desfiz a amizade com elas, eu simplesmente desabilitei a função de mostrar as postagens delas no meu feed de notícias.
E para isso basta você deixar de seguir a pessoa, mas isso tem que ser feito pessoa por pessoa.
Claro que não deixei de seguir a todos. Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de fazer amigos e parceiros nesse meio.
E esses que eram interessantes para mim, continuei acompanhando.
E você, qual sua escolha? Você vai criar um perfil só para relações profissionais ou vai manter o seu perfil pessoal?
Deixa nos comentários para mim.
Se você já empreendedor digital me conta o que você escolheu e qual foi a sua experiência?
Convido você a assistir o vídeo “Perfil PESSOAL ou PROFISSIONAL? – Facebook, Instagram, Minha Experiência”
Até o próximo post.
Abrs
Eu