Escrever artigos atraentes: 7 dicas para capturar seus leitores

Como escrever artigos atraentes para o seu Blog

Você não se sente capaz de escrever artigos atraentes de blog?

Vamos fazer uma reflexão comigo…

Lembra-se das palavras do Chef Gusteau no filme Ratatouille:

“Qualquer um pode cozinhar, mas só os que tem coragem sempre se destacam”?

Qualquer um… mais ou menos

Pois é, você também pode fazer essa analogia na hora de escrever um artigo.

Veja, uma boa ideia ou tópico, com escrita decente, gramática correta, e uma dissertação forte e especializada são o suficiente para escrever um bom artigo para blog.

Mas se você quer escrever artigos atraentes de verdade para o seu blog e se “destacar sempre”, ou um que deixe seus leitores pensarem: “Wow! Vou compartilhar esse texto no Facebook” ao invés de “Aff, esse texto é ok. Não tem nada de especial”, então você precisa ir além do basicão.

Então vamos ver como você pode fazer isso:

 

1 – Agarre-os logo na primeira frase

FreeVector-DreamConfesso, essa é a parte mais difícil. Isso porque a primeira frase precisa envolver o leitor, mas ao mesmo tempo passar pra ele a idéias do que seu post vai proporcionar pra ele.

Você pode começar com:

  1. Uma pergunta instigante– “Você sabe o que um artigo de blog e um sanduíche tem em comum?”
  2. Uma citação interessante– ” Chef Gusteau no filme Ratatouille: “Qualquer um pode cozinhar, mas só os que tem coragem sempre se destacam”?
  3. Estatísticas– “De acordo com o IBGE, 8,3% dos brasileiros ficaram sem crachá em 2015.”
  4. Histórias – “Um dia desses eu tive uma experiência Newtoniana. Uma maçã caiu na minha cabeça”.

2 – Faça cada palavra, frase e sentença valer a pena

Como a atenção dos leitores está diminuindo a cada dia, em função das milhares de informações disponíveis na internet, você tem que trabalhar dobrado para manter a atenção da sua audiência. Por isso, cada palavra, frase, sentença, cada pontuação deve contribuir com seu trabalho para escrever artigos atraentes.

Uma boa dica é ler seu esboço em voz alta. Se você sentir que está explicando as coisas muito devagar ou que vai cair no sono com a sua própria voz (argh!), você precisa editar as partes estranhas. Seu esboço pode parecer incompleto e nesse caso, você pode incluir informações adicionais pra esclarecer seus pensamentos e fortalecer seus argumentos.

3 – Se conseguir, diminua suas frases

Se você escreveu frases kilométricas, segue uma dica pra te ajudar com a decisão de cortá-las, ou não.

  • Seus olhos se confundem a ler a frase complete?
  • Quando você lê a frase completa em voz alta, você perde o fôlego?
  • Você vê advérbios demais, adjetivos demais e outras palavras que não contribuem em nada com a sentença?

Se você respondeu sim pra alguma dessas perguntas, é hora de cortar!

4 – Use palavras simples, porém precisas

“Inteire-se sobre como refrear proposições corpulentas no seu artigo. Leia a subdivisão em epígrafe para instruir-se.”question8

Tradução:

“Saiba como reduzir frases no seu artigo. Leia o item acima para aprender.”

Claro que eu dei uma exagerada, mas com certeza você odiou ler essa frase cheia de palavras rebuscadas.

Pois é, você pode estar fazendo isso sem perceber e saiba que seus leitores também vão odiar se estiverem sendo bombardeados com jargões pretensiosos. Essas palavras não apenas “azedam a leitura”, mas também fazem o seu artigo parecer arrogante.

Ao invés de tentar parecer “inteligente”, tente parecer sensível. Use palavras que transmitam melhor a sua ideia e que possam ser compreendidas por pessoas leigas no assunto. Desta forma você estará no caminho certo para escrever artigos realmente atraente. 🙂

5 – Brinque com analogias

gato olha espelho vê leão

Se seu artigo lhe trouxer limões, faça uma boa limonada. Nem tudo que você fizer no seu blog vai agradar sua audiência. Muitas vezes você terá que enfrentar críticas e rejeição dos seus leitores. A melhor forma de lidar com isso é utilizar estas informações a seu favor, acrescentar alguns ingredientes que você já sabe que vão agradar e transformá-las em algo realmente atraente.

Entendeu a ideia?

6 – Faça seu post ser único(Mesmo que a idéia não seja)

Vamos encarar os fatos: Ter um blog com idéias 100% originais não é nada fácil. Se você “Googlar” rapidamente sobre qualquer assunto que queira falar, provavelmente alguém já vai ter escrito sobre ele. Então, o que você pode fazer nesse cenário?

É bem simples, na verdade.

Encontre um outro ponto de vista.

Se alguém já escreveu 7 Dicas para se tornar um afiliado de sucesso, você pode escrever sobre o lado negro de ser um afiliado como 5 problemas que você vai enfrentar sendo um afiliado, ou você pode seguir a mesma linha com “Mais 7 dicas para se tornar um afiliado de sucesso”.

7 – Fuja do óbvio para concluir seu artigo

Você concluiu a introdução e o corpo do seu artigo. Agora é o momento de escrever a conclusão, que é tão difícil de escrever (ou mais) do que a introdução.

O caminho mais fácil desse dilema para escrever artigos atraentes é sumarizar todos os pontos que você mencionou ao longo do artigo, mas daí você se lembra que isso é o que a maioria dos redatores faz, que seria chato e que você quer se destacar.

Ao invés disso, você pode terminar com uma pergunta provocativa, ou uma chamada pra ação, ou reafirmar seu ponto principal e tentar persuadir seu leitor a se preocupar com isso.

Uma dica final [Ou algo parecido com uma conclusão]

Como diria o crítico de gastronomia Anton Ego, personagem da mesma obra que mencionamos no início deste artigo:

“O novo precisa ser incentivado.”

Essas dicas não foram forjadas numa pedra. Sinta-se a vontade para utilizá-las – ou não – Dependendo do que é apropriado para o seu texto. O mais importante é que sua escrita seja consistente, informativa e única o bastante para que seus leitores voltem querendo que você…

“Surpreenda!”.Anton Ego Me surpreenda

 Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais. Com certeza seus amigos também vão gostar.

Abraços, sucesso e até o próximo post.

Rate this post

Comentários

Comentários