Algoritmos do Instagram – O que são e como funcionam?

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Muita gente tem medo dos algoritmos do Instagram e muito disse se dá porque as pessoas não sabem o que são algoritmos e como funcionam os algoritmos.

Neste artigo eu trago para você o que são os algoritmos do Instagram e porque os algoritmos são tão importantes.

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Não tema os algoritmos, eles são nossos aliados.

A primeira coisa que você precisa saber sobre os algoritmos é que eles são nossos amigos.

Eles que fazem o nosso conteúdo ser encontrado por quem tem interesse no assunto que falamos.

O algoritmo que nos ajuda a atingir o nosso cliente ideal.

O que são os algoritmos do Instagram?

O algoritmo do Instagram é um sistema de inteligência artificial, que analisa dados pré-estabelecidos para avaliar todas as ações feitas na rede.

Eles analisam informações sobre a postagem, se é uma foto ou um vídeo, quando foi postado e quantas curtidas tem.

Analisam o comportamento do usuário, se ele costuma assistir a muitos vídeos, com que tipo de conteúdo ele normalmente se envolve, se dá like ou faz comentários.

E também avalia o grau de interesse do usuário, se ele tem um assunto preferido, se interage mais com amigos ou com contas desconhecidas, a frequência com que se envolve.

Com base nessas informações, o algoritmo do Instagram consegue entender o comportamento do usuário e o valor dos conteúdos postados e calcula a probabilidade de um usuário interagir com determinado tipo de postagem.

Fazendo assim uma conexão entre interesses.

Algoritmo do Instagram com base no interesse do usuário.

Neste ponto que as pessoas que trabalham com vendas no Instagram precisam dar foco.

O Instagram entrega o nosso conteúdo com base nos nossos interesses.

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O algoritmo leva o conteúdo à pessoa interessada nele.

Vamos dar como exemplo uma mãe interessada em coisas de criança.

Depois de um tempo, começa a aparecer na timeline dela conteúdo relacionado a criança.

O mesmo acontece com quem pesquisa muito sobre marketing digital, como fazer vendas no Instagram, como crescer no Instagram.

Depois dessas pesquisas, parece que só aparece conteúdo na internet sobre esse assunto, não é?

Da mesma forma que isso acontece com você, isso acontece com todas as pessoas que usam o Instagram.

E com base nessa lógica que usamos os algoritmos do Instagram para levar nosso conteúdo para as pessoas com interesse sobre o que falamos.

O tempo da publicação determina a entrega do conteúdo no Instagram.

Desde que o Instagram mudou a forma de entregar conteúdo no feed, tirando o processo de uma linha cronológica para a entrega por interesse, muitas pessoas ficam na dúvida de como funciona o algoritmo do Instagram.

Um dos pontos considerados atualmente é o tempo de vida daquele post. A ideia de novidade.

Quanto mais recente for o conteúdo, maior é a probabilidade de ele ser mostrado para os usuários.

Então é muito mais fácil ver o conteúdo postado se isso aconteceu próximo ao horário que entra no Instagram.

Exemplo, se o seu público está online com maior frequência as 10 da manhã, é provável o conteúdo postado às 9 ser visto por eles do que o conteúdo postado as 18 horas do dia anterior.

As pessoas estão nas redes sociais para se relacionar.

As redes sociais são plataformas de relacionamento e esse comportamento é uma prioridade para os algoritmos do Instagram.

Por isso, é tão importante estimular o relacionamento com audiência que já temos ou com aquela que queremos conquistar.

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Relacionamento é a palavra de ordem.

Os posts precisam ter um direcionamento, uma chamada para ação, as famosas Call To Actions.

São elas que estimulam os usuários a interagirem com a publicação.

Seja para salvar o post, deixar um comentário, marcar uma pessoa, compartilhar pelo Direct, clicar no link da BIO, arrastar para cima.

Todas essas ações são uma forma de você criar uma relação com sua audiência no seu Instagram.

Isso faz com que o algoritmo perceba que aquele conteúdo é bom.

Resumo – Algoritmos do Instagram

Nós podemos ver o algoritmo por duas vertentes: pelo lado de quem consome o conteúdo e pelo lado de quem produz conteúdo.

Para quem consome o conteúdo, o algoritmo mostra o conteúdo baseado nos interesses.

Mas para quem produz conteúdo, o algoritmo do Instagram dá prioridade e credibilidade para quem produz o tipo de conteúdo que gera relacionamento.

Tendo como base se foi postado nos melhores horários e se é interessante para determinada persona.

O algoritmo entende que você é um excelente criador de conteúdo, quando seus seguidores interagem com seu conteúdo, compartilham, comentam, dão like e salvam.

Qualquer tipo de interação manda a  mensagem para o algoritmo de que o seu conteúdo é bom.

Só uma ressalva: isso vale tanto para post, Stories, IGTV e Reels.

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Se você já sabe que o Instagram é uma poderosa ferramenta para criar conexão com seus potenciais clientes, agora sabe como funciona os algoritmos do Instagram. 

Agora você precisa aprender como fazer vendas no Instagram, na prática. 

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