Como analisar os resultados nas redes sociais?

Não analisar os resultados nas redes sociais, os números daquilo que você está produzindo, é um grande erro.

Se você não fizer essa análise você não vai saber se as suas ações estão gerando resultados.

Então você tem que aprender a analisar os números.

A primeira coisa que você precisa saber é: quais são as postagens que mais estão funcionando para o seu público para que elas sejam compartilhadas.

Portanto, quando eu sei qual postagem deu mais resultado eu replico aquele modelo.

Instagram Insights

Para acessar a tela de estatísticas do Instagram você precisa em primeiro lugar ter uma conta comercial.

Todas as pessoas que desejam fazer dinheiro através do Instagram têm que criar uma conta comercial. E somente na conta comercial você terá acesso ao relatório Insights, onde você verá os números referentes aos seus conteúdos publicados.

Analisar resultados nas redes sociais mostra o grau de desenvolvimento do seu projeto.
Analisar resultados nas redes sociais mostra o grau de desenvolvimento do seu projeto.

O Insights te dá uma visão geral dos indicadores referentes aos seus conteúdos: alcance, engajamento, seguidores, posts, stories e reels compartilhados.

E, clicando em cada um desses indicadores você tem mais detalhes a respeito deles.

Se você clicar em posts você irá acessar os resultados das suas publicações de até 2 anos.

Dá para filtrá-los para saber quais publicações tiveram maior alcance, maior número de comentários, de compartilhamentos, de curtidas, mais salvamentos ou atraíram mais seguidores.

Imagine que sabendo qual post trouxe o maior número de seguidores para a sua página você poderá replicar aquela linha de conteúdo inúmeras vezes para te trazer ainda mais seguidores.

Desde que, claro, o seu post seja direcionado e os seguidores sejam os certos, os desejados!

Analisar os resultados nas redes sociais.

Se você é do nicho de maquiagem e é uma Consultora que capacita outras maquiadoras, por exemplo. Tendo na sua Bio uma descrição clara do que você faz, os destaques organizados de forma que reforcem o serviço que você oferece, seu feed e seus stories repletos de conteúdos para maquiadoras.

Além disso, o seu link de agendamento de Consultoria disponível corretamente, é claro que você irá atrair as pessoas que estão interessadas nesse tipo de conteúdo.

Seu público é seu indicador nas redes sociais.
Seu público é seu indicador nas redes sociais.

Se você usa o Instagram para negócios, seja qual for o nicho que trabalha, e não tem a sua conta como eu acabei de descrever, personalizada de uma forma que prenda a atenção do seu potencial cliente quando ele chega até a sua conta, você precisa mudar isso urgentemente.

Eu ensino como fazer isso e muitas outras técnicas para transformar o seu Instagram em uma máquina de vendas no meu curso Insta para Afilados.

Para conhecer todos os módulos do curso e começar ainda hoje a ter um Instagram profissional, basta clicar aqui.

Uma outra coisa que pode acontecer também e que inclusive aconteceu comigo durante um período da minha carreira no marketing digital, é o Instagram começar a ficar sem uma identidade definida.

Isso aconteceu comigo quando eu fiquei desgostosa, confusa e comecei a me questionar que caminhos eu seguiria, a querer mudar e fazer algo diferente, conhecer novos grupos, pessoas.

Quem me acompanha há mais tempo percebeu que eu fiz  algumas mudanças de cores, na identidade visual da minha página, na Bio.

Porque eu estava num momento de transição, de reposicionamento da minha marca.

Muitas vezes eu fiz  um post bombástico, que teve um alcance enorme, apareceu na aba Gerais, mas que trouxe apenas 2 seguidores.

Ou seja, as pessoas estavam me encontrando, encontrando meu conteúdo, mas não estavam ficando por falta de clareza em função desse momento de transição.

Portanto:

saber analisar os seus números através do Insights;

entender qual linha de conteúdo publicada atrai e retém o seu público;

que tipo de conteúdo o seu público compartilha com outras pessoas;

é uma parte fundamental do seu trabalho para que você consiga gerar conteúdo intencional, que é o conteúdo que vai atrair gente nova para o seu perfil.

E com essas análises você vai perceber que muitas vezes os conteúdos de topo de funil cumprem basicamente as mesmas características.

Mas para você saber disso você vai precisar de duas coisas: a primeira é testar – você tem que gerar bastante conteúdo.

Você vai ter o seu nicho bem definido, a sua persona definida com bastante clareza, vai buscar conteúdos que sejam de interesse dessa persona.

Então vai começar a rodar testes, fazendo posts uma, duas, três vezes por dia para que você possa gerar dados suficientes para analisar.

Se você não tiver tempo você pode deixar esses posts todos programados ou reduzir a frequência para um post por dia, por exemplo.

Eu mesma sempre trabalhei com um post por dia, ultimamente tenho feito dois e estou querendo trabalhar com mais para que dessa forma eu possa testar e ter números suficientes para analisar.