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Quer produzir um conteúdo que vende? Primeiro você precisa entender que um conteúdo se vende através de um CTA poderoso.
CTA significa “call to action”, que traduzido para o português é o mesmo que “chamada para ação”.
Mas o que é uma chamada para ação?
As pessoas precisam de comandos para fazer uma determinada coisa.
Muitas vezes elas estão pensando ou querem fazer algo, mas não o fazem por falta de comando.
É por isso que eu falo para você: “comenta aqui!”; “tira foto!”; “me marca!”. Eu vou adorar ser marcada!
Mas como você vai saber disso se eu não disser para você me marcar?
Algumas pessoas vão fazer por iniciativa própria, outras vão fazer só porque eu falei que para fazer. Mas por quê?
Por que elas são pau-mandado? Não! Porque elas não iriam nem pensar em fazer se eu não tivesse pedido!
Então é por isso que a gente fala: “clica!”; “comenta!”; “clica aqui embaixo!”; “se inscreve para receber…”
Às vezes a pessoa sabe que vai receber, mas quando você fala para ela “se inscreve que você vai receber/ eu vou mandar para você” é que ela realmente vai seguir o seu comando.
Todo o mundo é assim: eu, você, todos nós precisamos de “call to action” para agir, para tomar ação.
Portanto, o que é um conteúdo que vende?
O conteúdo que vende é um conteúdo que tem um CTA poderoso.
E como funciona um CTA poderoso?
Esse “call to action” precisa conversar com o tipo de conteúdo que você está gerando.
Não adianta eu gerar um conteúdo de topo de funil com uma frase motivacional, por exemplo, e comandar “clique no link da Bio e se inscreva na minha masterclass para participar da Trilha do Conteúdo que Vende”.
Não vai adiantar emitir esse comando em um conteúdo de topo de funil para uma pessoa que nunca me viu na vida.
Portanto, ele tem que conversar com o tipo de conteúdo que está sendo compartilhado.
Se eu estou gerando um conteúdo para topo de funil meu CTA tem que ser “me siga para mais dicas”; “compartilhe com amigos”; “compartilhe nos seus stories”.
Afinal, desde que seja bom, todos compartilhamos no Instagram conteúdo de gente que nunca vimos!
Eu mesma estou careca de compartilhar! Memes e coisas de gatinhos fofos então, nem olho quem está postando e compartilho sem dó!
De novo: você vai comprar de uma pessoa que você não conhece e nem nunca viu na vida, que vende algo de que você não sabe nem do que se trata?
Então não adianta o seu CTA não conversar com o objetivo do seu post!
Outra coisa que você tem que entender é que o conteúdo que vende não é só aquele específico que motiva a pessoa a passar o cartão.
Pensando num funil de vendas, muitas pessoas entram pela parte de cima e um pequeno número sai pela parte de baixo.
Considerando que nesse universo uma pessoa passou por todos as etapas do funil de vendas: topo, meio, fundo e finalmente efetuou uma compra.
Para ela fazer todo esse caminho todos os conteúdos, do topo ao fundo, têm que ter cumprido o seu papel, o que significa que a venda começou lá no conteúdo de topo.
Portanto, toda vez que um conteúdo que foi gerado de forma intencional com CTA poderoso cumpriu seu papel fazendo com que o seu potencial cliente transcendesse para um próximo nível do funil, esse conteúdo vendeu para você.
O conteúdo de topo de funil faz venda?
Imediata não, mas se ele fez com que a pessoa se interessasse por você e passasse a te seguir, ele vendeu aquela ação para você.
Como CTA significa “call to action”, no seu conteúdo você dizia “me siga” e a pessoa te seguiu, aquele conteúdo vendeu a ação para você.
Se no meio do funil você diz “salve esse post para não esquecer dessas dicas” e a pessoa salva e continuou te acompanhando, significa que aquele conteúdo vendeu a ação para você.
O mesmo acontece se no conteúdo de meio de funil você diz que está criando um grupo de Telegram e nesse grupo você vai compartilhar mais dicas de Marketing Digital.
Ao fazer parte do seu grupo no Telegram, essa pessoa está sendo levanda para um lugar mais reservado, onde você tem maior chances de converter em uma venda.
Ou seja, esse conteúdo vendeu a ação que a pessoa fez de sair da rede social, onde você está disputando a atenção dela com outras milhares de pessoas do seu mesmo nicho e fez com que ela fosse te acompanhar num lugar mais reservado, onde estarão só vocês!
Pode ser Telegram, WhatsApp, lista de e-mails, ela pode baixar um e-book.
Mas se você fez aquele CTA que não é diretamente para a pessoa passar o cartão, mas para a pessoa estar mais próxima de você, ele também representa uma venda também.
Esse é um conteúdo que vende uma ação! CTA poderoso.
Como é que a venda acontece?
Como eu já expliquei anteriormente, no funil de vendas, entra muita gente pela parte de cima, o topo, passa pelo meio, pelo fundo e em seguida quem chegou até aqui passa o cartão.
Porém, não há como gerenciar em que momento cada pessoa está dentro do seu funil porque elas estão consumindo todo tipo de conteúdo o tempo inteiro e é ela quem vai definir o caminho dela.
Ela quem define esse caminho e diz em que momento estará pronta para comprar.
Por isso, nesse caminho você vai usar a seguinte proporção: 80/20.
Somente 20% do seu conteúdo será direcionado para a venda direta.
Os outros 80% serão para preparar a pessoa para o momento da venda.
Desses 80%, 50% do conteúdo que você vai gerar será utilizado para atrair – conteúdo de topo de funil – e 30% para despertar o interesse – conteúdo de meio de funil.
Por exemplo, a cada 10 posts, 5 são de topo de funil, 3 são de meio de funil e 2 são de fundo de funil.
E você vai distribuir essa proporção dentro do seu planejamento de conteúdo.
Você pode usar essa estratégia de vendas nos seus e-mails, nos vídeos no Youtube e principalmente no seu Instagram.
O Instagram é uma excelente ferramenta para fazer vendas online, mas para isso você precisa aprender a trabalhar com ela de forma profissional.
Eu sei disso, pois faço vendas todos os dias pelo Instagram.
Mas sei que essa não é a realidade de muita gente. Recebo varias vezes ao dia mensagens de pessoas dizendo que não conseguem fazer vendas pelo Instagram.
E foi por isso que eu criei o curso Insta para Afiliados, onde eu mostro como transformar o Instagram em uma máquina de vendas e fazer vendas recorrentes por lá.
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