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No artigo de hoje, vamos falar sobre as tendências de marketing digital para 2023.
Se você é empreendedor digital, infoprodutor, afiliado ou se você simplesmente gosta de ficar por dentro desse tipo de assunto, vai gostar deste conteúdo.
As tendências de marketing digital estão sempre mudando.
No digital, tudo muda o tempo todo.
Se você não está atento, pode ficar para trás.
Mas, se você estiver preparado, poderá colocar sua empresa (ou você mesmo) à frente da concorrência e atender às demandas, às necessidades e aos desejos do seu público.
Afinal de contas, a maioria das pessoas gosta de novidades.
Agora, imagina se você já soubesse quais seriam as tendências de marketing digital antes que elas acontecessem.
Como isso afetaria seus negócios ou a sua vida?
7 tendências principais de marketing digital para seu negócio em 2023
Aqui, vou compartilhar as principais tendências de marketing digital para 2023 para que você possa se preparar e colocar sua empresa ou seu negócio digital à frente da concorrência.
01 – Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
O conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como UGC, do inglês User Generated Content, vai ficar cada vez mais importante.
Isso porque as pessoas confiam muito mais em recomendações de outros consumidores do que em anúncios tradicionais.
Na prática, como podemos utilizar isso?
Você pode, por exemplo, fazer uma campanha no Instagram, onde você incentiva seus seguidores a compartilhar fotos usando sua marca, assistindo seu curso, recebendo seu bônus (se você é afiliado).
Incentive seu cliente a compartilhar nas redes sociais que ele está consumindo aquilo que você tem para vender.
Tudo isso pode ser rastreado através de uma hashtag, a qual você vai pedir que seus clientes ou seus usuários utilizem.
Então, você pode escolher as melhores publicações para compartilhar na sua página.
Ou até mesmo premiar a publicação mais interessante ou criativa da semana.
Uma vez, participei de um concurso da semana que era a melhor foto de uma boutique de carnes e eu ganhei um pacote com um kit de carnes, pães, sal fino e outras coisas como um boné e uma sacola personalizada.
Ganhei, fiquei super feliz e vivo compartilhando.
Isso é maravilhoso.
E muitas pessoas compartilham, porque gostam de consumir e porque querem ganhar.
2 – Marketing de voz
O marketing de voz vai ficar cada vez mais importante, por causa da popularidade dos assistentes de voz: Alexa, Google Home, Siri.
Então, como você pode usar isso em seu favor?
Você pode criar, por exemplo, uma skill para a Alexa ou uma ação para o Google Home que permite a interação do usuário com a sua marca.
Com isso, ele pode ter acesso a informações sobre produtos e serviços ou até mesmo fazer compras.
3 – Realidade aumentada
A realidade virtual vai ficar muito em alta.
Ela permitirá que as marcas criem experiências imersivas com o cliente.
Por exemplo, você pode usar aplicativos de realidade aumentada para permitir que os clientes experimentem, virtualmente, como um produto ficaria na casa dele antes mesmo de comprar.
Me lembro quando fui comprar um outro iPhone.
Eu estava em uma loja da Apple nos Estados Unidos e, na época, já existia uma tendência para realidade virtual.
Lá, eles me mostraram o aplicativo de uma loja de móveis em que eu conseguia pegar um móvel do site da Ikea e, com o celular apontado para o local onde eu gostaria que o móvel ficasse, eu saberia como ele ficaria na minha sala.
Essa é a tendência de marketing digital dos próximos anos.
4 – Marketing de influência
O marketing de influência vai continuar crescendo com as marcas trabalhando cada vez mais com influenciadores de redes sociais.
Principalmente, os micro influenciadores.
É possível trabalhar com influenciadores no Instagram para promover:
- Produtos para os públicos deles;
- Seus links de afiliado;
- Links dos seus produtos.
Você pode continuar trabalhando com influenciadores, não só no Instagram como também no TikTok que está crescendo muito.
Em 2022, o TikTok cresceu rapidamente e vai continuar crescendo esse ano.
5 – Políticas de privacidade
Cada vez mais, a privacidade vai ser uma preocupação maior das marcas.
Elas precisam ser transparentes sobre como estão utilizando os dados dos clientes.
Então, você pode incluir uma sessão de privacidade clara, fácil de entender no seu site, para esclarecer como você coleta, utiliza e protege os dados do seu cliente.
Mostrar essa preocupação com seu cliente vai ser uma forma de transmitir os valores da sua marca para ele.
Eu, por exemplo, uso um plugin no site que se chama RGPD.
É um plugin que, em dois ou três cliques, você consegue adequar seu site a todas as regras dessa nova lei.
Dessa forma, você não precisa se preocupar, até porque isso é uma lei.
Adequar seu site a essas regras é sua obrigação.
Clique aqui para instalar no seu site.
É muito simples adequar seu site às regras e você ainda fica por dentro das tendências de marketing digital para 2023.
6 – Storytelling na criação de conteúdo
Com o crescimento do uso de vídeos e conteúdo em formato de história, o storytelling vai continuar sendo muito importante.
As marcas vão investir cada vez mais em formatos de curta duração para se conectar com os clientes.
Vídeos curtos como reels, TikTok, shorts.
Então, você pode criar vídeos no formato de história usando diferentes plataformas para compartilhar conteúdo divertido, engajante ou motivacional.
Eles vão te ajudar a construir uma conexão com o seu público.
7 – Utilização de inteligência artificial
Estou estudando essa tendência com profundidade.
O uso da inteligência artificial e inteligência de máquina para personalização e automação de campanhas de marketing.
Isso vai ficar cada vez mais popular.
Esse assunto inclui os algoritmos de segmentação de conteúdo para seu público alvo, personalização de conteúdo e de ofertas.
Imagine que você tem um e-commerce, uma loja online ou um infoproduto.
Você pode usar informações de comportamento de compra dos seus clientes para criar campanhas de email automatizadas com ofertas personalizadas para cada cliente.
É possível usar a inteligência artificial para criar textos e estratégias, para conversar no chat com um atendimento virtual da sua loja, para ser um suporte inicial para seus alunos.
Agora, um segredinho.
70% do que foi falado aqui nesse vídeo, eu desenvolvi através de uma inteligência artificial.
Eu entrei em um site de inteligência artificial e pedi para que ele criasse um conteúdo contando quais seriam as tendências de marketing digital.
Assim, ele fez o script.
Algumas coisas eu revisei e outras foram incluídas por mim.
Mas 70% desse artigo quem fez foi uma inteligência artificial.
A tendência principal de 2023 é o uso de inteligência artificial nos seus conteúdos, nas suas ofertas, nas suas estratégias de vendas.
É claro que não dá para contar com a inteligência artificial para tudo.
Nós precisamos ter um pouco de conhecimento de marketing digital.
A gente precisa ter a base e saber pedir.
Se você quiser aprender o básico do marketing digital e do mercado de afiliados, aprender estratégias de vendas ou até mesmo sobre inteligência artificial, eu tenho um curso gratuito, onde eu te mostro o passo a passo para você começar do zero no marketing digital.
Convido você a assistir o meu vídeo “7 Maiores TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL Para Seu Negócio Em 2023”
Assista no Youtube clicando: https://youtu.be/7Y0TSHZUI3A
Conheça meu canal do YouTube: https://fiqueisemcracha.com.br/ytb
Até o próximo post.
Abrs.
Eu