Como fazer funil de vendas no Instagram.

Tempo de leitura: 9 minutos

Nesse artigo quero te explicar tudo sobre funil de vendas no Instagram.

Suas etapas, exemplos de conteúdo para cada nível, as métricas que te ajudam para saber se o seu conteúdo está dando o resultado esperado.

A forma como as pessoas consomem os conteúdos no Instagram difere da forma do e-mail marketing, por exemplo, onde a informação chega em sequência com uma oferta de venda no final. 

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Aprenda como montar um funil de vendas no Instagram.

No Instagram você não sabe em qual momento do feed a pessoa vai chegar.

Ela pode ter realizado uma pesquisa e já conhece alguma coisa sobre o seu conteúdo e realizar a compra no primeiro momento.

Na rede social é a pessoa que percorre o caminho dela e não você que vai direcionar o caminho dela.

O funil de vendas no Instagram vai te ajudar a alimentar a sua rede social o tempo inteiro com conteúdo diversificado atendendo a necessidade de cada nível.

Etapas do funil de venda no Instagram.

As etapas do funil de vendas são: topo, meio e fundo.

Para sua rede social ter um conteúdo que vende você precisa entender muito bem cada uma dessas etapas para gerar conteúdos intencionais e ter uma linha de raciocínio.

E saber diversificar a forma que as mesmas pessoas que estão te acompanhando ali no dia a dia recebam esses três níveis o tempo inteiro.

O funil de vendas no Instagram será feito através do tipo de conteúdo que você gera e não quando você posta cada conteúdo.

Você tem que alimentar o seu público com os três tipos de conteúdo nas suas devidas proporções e no momento que ela estiver pronta ela vai comprar.

Não tenha medo de vender

Antes de falar mais sobre o funil de vendas no Instagram eu quero falar para você sobre um medo que eu vejo muitas pessoas terem.

Medo de vender no Instagram.

As pessoas ficam com receio de vender. Pode parecer absurdo, mas é a pura verdade.

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O Instagram é sua ferramenta de trabalho, não tenha medo ou vergonha de anunciar o que você vende, seja serviço ou produtos.

Vejo muitas pessoas compartilhando conteúdo de qualidade nas redes sociais, mas em momento nenhum elas anunciam o produto e serviço que elas vendem.

Criam muitas vezes conteúdo de topo, mas não desenvolvem o meio e nem fecham o processo com conteúdo de fundo, voltado para a venda.

 “Não tenha medo de vender!”

A maior transformação acontece no bolso.

O comprometimento começa no bolso, a pessoa tem que pagar pelo o que ela valorizou, pelo o que entendeu o que vale.

Você não tem que ter medo de vender, porque quem compra ganha mais do que quem vende.

Por exemplo, o serviço de uma nutricionista, quando uma pessoa paga por uma consulta ela dá valor ao serviço que a profissional irá oferecer.

A nutricionista indica o caminho, de acordo com o seu conhecimento, com dietas e quem ganha é o paciente que chega ao objetivo de uma qualidade de vida melhor.

Tenha a segurança por fazer uma oferta de venda porque você está beneficiando aquela pessoa que vai comprar.

Topo do Funil – Despertar o Interesse

No topo do funil tem um monte de gente entrando.

É o conteúdo que atrai, desperta o interesse das pessoas.

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Topo de funil de vendas.

Nessa etapa o conteúdo é mais superficial para despertar o interesse de uma grande quantidade de pessoas para o seu perfil.

Podemos falar que é como se fosse uma vitrine de uma loja, vai atrair a atenção de um monte de gente, não são todos que vão entrar, mas muitas pessoas vão passar ali e olhar o que tem e quanto custa.

Exemplo de Conteúdo Topo de Funil para Instagram.

Poste conteúdo e peça para marcar as pessoas, para compartilhar o post e/ou enviar via direct.

Esse conteúdo pode ser para post e também para stories. 

– Frase Motivacional

No meu Instagram eu postei uma foto com a frase “Não fique chateado pelos resultados que você não teve com o trabalho que você não fez.” com a legenda: Trago verdades.

Essa postagem teve o alcance de 24.650 pessoas, consegui 5 seguidores.

Esse é o tipo de conteúdo que desperta interesses e curiosidade para saber mais sobre o perfil.

– Marque aqui

“Marque aqui aquela sua amiga empreendedora.”

Outro exemplo: “Marque aqui quem te incentiva desde que você começou no empreendedorismo digital.”

A pessoa que marcar outra pessoa viu no seu conteúdo uma semelhança que quer apresentar para alguém, isso faz com que novas pessoas cheguem até o seu perfil que já tenha alguma familiaridade com o seu conteúdo.

– Envie um direct

Estimula as pessoas a participarem e darem a opinião delas sobre o seu conteúdo. Isso cria um canal de diálogo entre você e seu público.

– Compartilhe com alguém

Quando você produz um conteúdo, pede para as pessoas compartilharem e elas compartilham isso irá atrair novas pessoas para o seu perfil.

Essas novas pessoas vão compartilhar, atraindo outras pessoas. E por aí vai.

– Exemplo de transformação antes e depois

– Memes

– Vídeos engraçados com contexto

– Tutoriais

Esses tipos de conteúdos vão trazer pessoas para olhar o seu perfil, mas não é todo mundo que irá ficar.

Antes de postar esse tipo de conteúdo fique atento em ter o seu Instagram arrumado, com as linhas editoriais e assuntos que são do interesse da sua persona e assim só vai ficar as pessoas que fizerem parte do seu público-alvo de verdade.

Métricas para topo de funil

O conteúdo de topo de funil é superficial e desperta o interesse das pessoas.

A métrica que vai comprovar se esse conteúdo está trazendo resultado é o número de impressões, alcance, visitas ao perfil e novos seguidores.

Se você tem muito alcance, mas poucas visitas e poucos novos seguidores, tem alguma coisa errada no seu perfil.

Meio do Funil – Explica o problema e os caminhos

O conteúdo meio de funil se aprofunda um pouco no conteúdo, ele explica o problema e ensina alguma coisa que faz parte da solução, facilita e simplifica a vida de quem está te acompanhando.

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Meio de funil de vendas.

A pessoa que já está interessada fica ainda mais interessada.

Mostra o valor e dá razões para realizar a compra.

Exemplo de Conteúdo Meio de Funil para Instagram

– Exemplo de transformação antes e depois

Podem ser considerados conteúdo de topo de funil também porque atrai a atenção de muita gente, mas também podem ser considerados como conteúdo de meio porque mostra razões para comprar.

Se você viveu essa transformação que a sua persona também quer, ele vai se conectar ainda mais com você.

– Passo a passo para alcançar o que deseja

Eu postei no meu Instagram “4 passos para escolher um nicho lucrativo”

Nesse post eu consegui o alcance de 10.327 e 216 salvamentos, isso é um ótimo resultado.

– Interação

A pessoa que interage com você significa que ela está interessada no seu conteúdo.

Se a pessoa comentou na sua publicação ela está disposta em te mostrar quais são suas dificuldades, dores, desejos, se está feliz, se está gostando, ela está engajada com o seu conteúdo.

– Carrosséis que explicam passo a passo

– Dicas de Ferramentas

Conteúdo com dicas de ferramentas que podem ajudar o seu público a alcançar o que ele deseja.

Por exemplo, aplicativos para editar vídeo, aplicativos para empreendedores digitais que facilitam a vida.

– Tutoriais de como fazer

5 ideias para empreender na internet

Como fazer pipoca doce de micro-ondas

5 formas de aproveitar materiais e gerar conteúdo inteligente.

Você precisa saber para que serve cada conteúdo para você atingir de uma determinada forma o seu público.

Métricas para meio de funil

As métricas mais relevantes para o meio de funil são salvamentos e comentários.

O compartilhamento também é importante, pois mostra que quem está compartilhando o seu conteúdo está engajado com você.

Fundo do Funil – Oferece uma solução

Oferece uma solução que é a venda propriamente dita.

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Fundo de funil de vendas.

Um conteúdo que mostra que existe uma solução para o problema da sua persona. É a oferta, a venda.

Exemplo de Conteúdo Fundo de Funil para Instagram

No meu Instagram eu postei sobre a Master Class mostrando que a pessoa vai aprender mais rápido na “Trilha do Conteúdo que Vende”.

Essa postagem teve 75 salvamentos e 158 visitas ao perfil.

Para esse conteúdo você pode dar outros tipos de informações como valor, forma de pagamento, parcelamento, detalhes sobre a compra em si.

Além das informações financeiras você pode incluir também detalhes sobre o produto, os benefícios da compra, quais os resultados que a pessoa terá na vida e o que ela irá perder se não comprar.

Métricas para fundo de funil

Para o fundo do funil as métricas mais importantes são visitas ao perfil e salvamento.

Isso mostra que as pessoas foram visitar o seu perfil para clicar no link na bio e realizar a compra.

Espero que essas dicas te ajude a entender e produzir conteúdos para todos os níveis do Funil de Vendas no Instagram e que você consiga alcançar seus objetivos.

Até o próximo post.

Abrs.

Eu.