Funil de conteúdo – Aprenda como criar o seu.

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Todas as pessoas que criam conteúdo para internet com a intenção de atrair clientes para produtos ou serviços precisa entender sobre funil de conteúdo.

O funil é um planejamento estratégico, cuja finalidade é usar o conteúdo compartilhado para se comunicar com a audiência em diferentes etapas do processo de compra.

O funil é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. E para cada uma dessas etapas é desenhado um tipo diferente de conteúdo.

Etapas de um funil de conteúdo.

Topo de funil.

O conteúdo de topo de funil é aquele que atrai novos seguidores para você, que atrai pessoas que tem aquele determinado problema que você pode resolver.

Nessa etapa, você desperta o interesse das pessoas no seu conteúdo.

Como atrair pessoas para sua estrutura online usando funil de conteúdo.
Como atrair pessoas para sua estrutura online usando funil de conteúdo.

O topo de funil é aquele conteúdo que, ao ter poucos seguidores, nós produzimos em maior quantidade.

Aqui eu sugiro que 50% do seu conteúdo seja de topo de funil.

Postagens para topo de funil.

Atualmente, os Reels do Instagram têm uma função muito poderosa como topo de funil, por ser uma ferramenta nova, o Instagram está mostrando para muitas pessoas.

O que possibilita um alcance maior do seu conteúdo.

Outro bom exemplo de conteúdo para topo de funil são frases motivacionais.

Elas criam uma conexão forte com quem lê e uma vontade grande de compartilhar.

Compartilhar verdade que ninguém conta é um tipo de conteúdo muito bom para topo de funil também.

Por exemplo, quando eu falo que trabalhar com marketing digital não é de dinheiro fácil, dinheiro rápido, dinheiro sem esforço, isso é o meu posicionamento sobre um mito que ronda esse mercado.

Muita gente compartilha que é o contrário, mas quando eu trago essa verdade nua e crua, isso atrai atenção de pessoas interessadas nesse assunto.

Isso conecta muito com novos empreendedores digitais.

Memes, eles são divertidos e conectam muito.

Atenção! Procure fazer esse conteúdo de topo de funil sem ser um conteúdo vazio.

Tente fazer esse conteúdo com foco no público-alvo que você quer atingir.

Busque inspiração em outros nichos e use a ideia para criar algo para seu nicho.

Meio de funil.

O conteúdo de meio de funil ensina algo que faz parte da solução, facilita ou simplifica.

Mostra o valor, dá razões pelas quais as pessoas vão comprar aquilo que você está vendendo.

Como preparar a audiência para compra.
Como preparar a audiência para compra.

A ideia é trazer um conteúdo mais profundo, mais didático.

É aqui que você irá educar a sua audiência sobre o assunto que você aborda.

Minha sugestão é que 30% do seu conteúdo seja de meio de funil.

Postagens para meio de funil.

Você pode usar o formato de carrossel, lives e sequência de Stories para ensinar algo.

Por exemplo, você pode criar um carrossel com cinco dicas de aplicativos que ajudam a administrar melhor o tempo, o que é funil de conteúdo, como ganhar seguidores no Instagram, como fazer um Reels.

Dicas práticas que dão mais informações sobre o nicho com o qual você trabalha.

O formato de colabs, onde você faz uma live no Instagram junto com outra pessoa, também é uma ótima forma de compartilhar conteúdo de meio de funil.

Além de educar sua audiência, você atrairá a atenção e educando a audiência de quem você está fazendo essa live.

As colabs podem ser usadas tanto para meio de funil como para topo de funil.

E a diferença se dá pelo tipo de assunto que você abordar.

Fundo de funil

O conteúdo para fundo de funil é a oferta propriamente dita.

É quando acontece a venda direta do seu produto.

Como vender pelo Instagram.
Como vender pelo Instagram.

Depois que você já  conscientizou as pessoas de que elas tem um problema, que esse problema é solucionável e que você tem a solução.

No conteúdo de fundo de funil você vai explicar para ela como ela vai consumir seu produto e ter o problema solucionado.

Esse conteúdo é também a quebra de objeções.

Todas aquelas barreiras impostas para não comprar o produto, você quebra com conteúdo de fundo de funil.

Minha sugestão é que 20% do seu conteúdo seja fundo de funil.

Postagens para fundo de funil.

Para quebrar objeções o melhor conteúdo para fundo de funil são depoimentos e benefícios que o produto ou serviço apresenta.

Você pode criar alguns sentimentos que levam a compra, como escassez e urgência.

Posts que funcionam bem nessa linha são posts com informações sobre vagas em aberto, faltam X dias para o fim das vendas e mostrar o produto por dentro, o que a pessoa vai aprender ao comprar.

Importante você entender que esse conteúdo é a venda propriamente dita, por isso você não vai ficar vendendo a todo momento.

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